Nesta terça-feira (10/01), profissionais da assistência a saúde, epidemiologia e zoonoses dos municípios da Regional de Saúde de Belo Horizonte participaram de uma reunião para discutir ações integradas entre os municípios para o enfrentamento das doenças arboviroses - Dengue, Zika e Chikungunya. Durante o encontro os participantes receberam orientações dos setores da Regional e tiveram a oportunidade de trocar experiências para o enfrentamento das doenças.

Mais de 100 pessoas de diversos municípios participaram do evento. A Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Wandha Karine dos Santos, abriu o evento e destacou a importância da participação de todos os municípios. Foram discutidos assuntos como o Plano de Contingência da Dengue e a necessidade e possibilidade de instalação de Unidades de Reposição Volêmica – instalações provisórias destinadas à hidratação venosa e observação clínica.

Também foi informado aos profissionais da classificação de risco para ficarem atentos aos sinais de suspeita de Dengue como febre há menos de sete dias, cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração, exantema e náuseas. Além dos assuntos sobre assistência farmacêutica, zoonoses e epidemiologia os participantes foram apresentados a nova campanha contra o Aedes aegypti. A campanha está amparada no conceito de mobilização social e tem como objetivo envolver a comunidade para que ela seja protagonista na prevenção ao mosquito.

A educadora e mobilizadora social do município de Mateus Leme, Simone Batista Correia, há anos desenvolve diversos trabalhos com as escolas e os moradores da cidade no enfrentamento ao Aedes. Para Simone, o momento foi bastante construtivo para relembrar a todos atitudes que constantemente necessitam ser feitas. “Trabalhar mobilização é entender, compreender e colocar em prática. É saber pescar e ensinar a pescar, passando para frente as ações de educação em saúde”, disse.

Por Alessandra Maximiano