Em um gesto de solidariedade às mulheres com câncer, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) doou ao Instituto Mário Penna, no último dia 07 de dezembro, 236 lenços de cabelos, que foram entregues às mulheres que estão em tratamento da doença na instituição.

Crédito: Marcus Ferreira

A ação fez parte da Campanha do Outubro Rosa e aconteceu entre os dias 4 e 31 de outubro, na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG). Segundo a diretora de Humanização do Instituto Mário Penna, Maria Ângela Ferraz, a doação desses lenços demonstra um olhar de carinho e solidariedade diante dessa fase tão difícil que estas mulheres estão passando. “Os lenços são de extrema importância e relevância para o Instituto Mário Penna e consideramos essa doação um ato de amor para as pacientes acometidas pelo câncer, cujo efeito colateral é a perda de cabelos, devido à quimioterapia”, disse.

Ainda de acordo com Maria Ângela, “os lenços contribuem para o resgate da autoestima das pacientes e também para o auxílio e apoio para o enfrentamento da doença. Diariamente as voluntárias do Instituto distribuem lenços às mulheres como suporte e assistência humanizada. Os lenços colorem não só a cabeça das pacientes, mas a alma também”, finalizou.

A doença em Minas

De acordo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é esperado em Minas Gerais, para o ano de 2017, cerca de 38.900 novos casos de neoplasias (câncer), exceto pele não melanoma. Deste total, 18.890 são novos casos em mulheres. As taxas brutas estimadas de incidência são 176,32 casos novos por 100 mil mulheres e 192,85 casos novos por 100 mil homens. 

Os cinco tipos principais da doença em mulheres são câncer de mama (48,19); cólon/reto (14,28), colo do útero (9,63), traqueia/brônquios/pulmão (7,71), estômago (7,37) por 100 mil mulheres mineiras.

Por Jornalismo SES-MG