O Governo Federal acaba de liberar R$ 2,9 milhões para equipar e estruturar instituições públicas e contratualizadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, em 12 municípios incluindo a capital. Ao todo, 413 entidades serão beneficiadas com os recursos em todo o Brasil. Entram na lista unidades com atendimento de urgência e emergência, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as instituições que oferecem serviços da Estratégia Rede Cegonha

A portaria que autoriza o repasse dos recursos está disponível no Diário Oficial da União. Com o dinheiro, podem ser adquiridos desde insumos básicos e equipamentos médicos, como andadores, bicicletas ergométricas e audiômetros, até móveis e materiais permanentes de escritório, como mesas e computadores.

Crédito: EBC / Reprodução.

O objetivo é oferecer condições para que as secretarias estaduais e municipais de saúde tenham como promover, proteger e recuperar a saúde pública, organizando e maximizando o funcionamento dos serviços. A verba, que será paga em parcela única para os estados e municípios, contempla instituições de atenção especializada em saúde com habilitação em procedimentos de média e alta complexidade voltados para tratamento de diversas áreas, como doenças crônicas, sangue e hemoderivados, transplantes e saúde mental.

» Ouça a reportagem da Web Rádio Saúde

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia de incentivo ao parto normal humanizado e de assistência integral à mãe e ao bebê, ofertando assistência integral à saúde das mulheres e crianças de até dois anos na rede pública, acompanhando o pré-natal, o parto e o pós-parto. As ações empreendidas pelo Ministério da Saúde nos últimos anos têm contribuído para a redução das taxas de mortalidade materna e neonatal.

Desde 2011, quando entrou em vigor, a estratégia Rede Cegonha proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. A iniciativa qualifica os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério. Atualmente, a Rede Cegonha desenvolve ações em 5.509 municípios, alcançando mais de 2,6 milhões de gestantes.

UF

MUNICÍPIO

ENTIDADE

VALOR

MG

BELO HORIZONTE

FUNDO ESTADUAL DE SAUDE DE MINAS GERAIS

258.971,00

MG

BELO HORIZONTE

FUNDO ESTADUAL DE SAUDE DE MINAS GERAIS

14.100,00

MG

CONTAGEM

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE CONTAGEM

242.128,00

MG

DORES DO INDAIA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE DORES DO INDAIA

143.012,00

MG

ESTRELA DO INDAIA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE ESTRELA DO INDAIA

99.850,00

MG

ITAJUBA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE ITAJUBA

388.100,00

MG

ITAJUBA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE ITAJUBA

249.910,00

MG

ITAJUBA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE ITAJUBA

29.700,00

MG

JANUARIA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE JANUARIA

249.920,00

MG

JUIZ DE FORA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE JUIZ DE FORA

198.000,00

MG

JUIZ DE FORA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE JUIZ DE FORA

298.000,00

MG

MONTES CLAROS

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE MONTES CLAROS

401.298,00

MG

PATOS DE MINAS

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE PATOS DE MINAS

49.760,00

MG

SAO FRANCISCO

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE SAO FRANCISCO

100.000,00

MG

SAO JOAO EVANGELISTA

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE SÃO JOÃO EVANGELISTA

99.970,00

MG

TRES CORACOES

FUNDO MUNICIPAL DE SAUDE DE TRÊS CORAÇÕES

99.992,00

 

Por Gustavo Frasão / Ministério da Saúde