Com o objetivo de sensibilizar gestores e técnicos da Saúde, o Comitê de Arboviroses da Regional de Alfenas realizou nesta segunda-feira (12/12), o Seminário Regional de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas. O encontro reuniu referências técnicas da Atenção Primária, em controle vetorial, técnicos de epidemiologia e vigilância sanitária, da Assistência Farmacêutica, e mobilizadores sociais.

A Superintendente da Regional, Juliana Moreira, deu início ao evento ressaltando a importância das ações de enfrentamento e da organização dos serviços de saúde com relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, sobretudo nesta época do ano, de maior sazonalidade da doença.

IMG 20161212 111328118 HDR

Maria Eunice César Siqueira, coordenadora de Epidemiologia da Regional de Alfenas, apresentou o quadro epidemiológico de Dengue no Brasil e no estado de Minas Gerais, e destacou a dengue como principal doença emergente no mundo, e que vários são os fatores responsáveis pela sua propagação, tanto ambientais, quanto sócio econômicos, sanitários e culturais. Na sequência, A técnica Sandra Rodrigues apresentou o quadro epidemiológico dos municípios da Regional, evidenciando que os primeiros meses dos anos de 2015 e 2016 apresentaram um maior número de casos.

Referência do Núcleo de Assistência, a técnica Luciana dos Santos abordou a organização da rede assistencial, e destacou que uma rede bem organizada pode reconhecer oportunamente os casos suspeitos, reduzindo assim, o número de óbitos.

Também palestrante do Seminário, a coordenadora da Atenção Primária, Magda Araújo destacou o papel da atenção básica no enfrentamento às arboviroses. “A Atenção Primária está na linha de frente. O agente está muito próximo das famílias e das casas, diariamente, podendo identificar áreas de risco e comunicar aos órgãos competentes”.

O encerramento do encontro se deu com a apresentação do supervisor de endemias, Waldinir Serfini, que tratou do mapeamento e reconhecimento geográfico para nortear as operações a serem realizadas no enfrentamento às arboviroses. Também em sua palavra final, a coordenadora de Epidemiologia Maria Eunice lembrou aos presentes que a efetividade das ações dependerá do compromisso de todos, inclusive da própria comunidade.

Por Marivalda Tobias