Nesta sexta-feira (02/12), Dia Nacional de Combate ao Mosquito, todos os prédios da Regional de Saúde de Montes Claros passaram por vistoria de agentes de controle de endemias que integram a equipe da central de enfrentamento ao Aedes aegypti, entre outros vetores. Além da sede da Regional, também foi vistoriado o prédio do bairro Edgar Pereira, onde funcionam os núcleos de distribuição de medicamentos, vacinas e o laboratório regional. A central de aplicação de inseticidas também passou por vistoria, trabalho que já é realizado rotineiramente.

07.08 larvas mosquito dengue

A mobilização para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti em prédios públicos foi realizado em nível nacional, seguindo orientações repassadas pelo Ministério da Saúde a todos os Estados. A Regional de Saúde de Montes Claros também orientou as secretarias de saúde de todos os 53 municípios que integram sua área de atuação, a desenvolverem ações para a eliminação de focos do Aedes aegypti em prédios públicos. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos no combate ao mosquito, é responsável por transmitir a Zika, Chikungunya e Dengue.

A coordenadora de epidemiologia da Regional de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, destaca a importância do envolvimento de todos os segmentos da sociedade no enfrentamento ao Aedes aegypti, levando-se em conta que o período de calor chuvas já começou, o que propicia a rápida proliferação do mosquito. Ainda, a Regional também já encaminhou ofício a todas as prefeituras alertando para a necessidade de não paralisarem as ações de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Boletim Epidemiológico

Em 2016, até o dia 28 de novembro, Minas Gerais registrou 526.060 casos prováveis de dengue e 245 óbitos. Em relação à febre Chikungunya, Minas Gerais registrou, até o momento, 477 casos prováveis da doença. A febre provocada pelo vírus Zika Vírus já atingiu 15.158 casos prováveis registrados no Estado. Além desses, 1.016 casos de gestantes com doença aguda pelo Zika Vírus foram registrados no Estado.

Por Pedro Ricardo