Durante a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) desta quinta-feira (01/12), uma equipe de servidores da Regional de Saúde de Barbacena repassou aos gestores municipais orientações atualizadas sobre mobilização, controle, prevenção e assistência à Zika, Chigungunya e Dengue.

Na ocasião, foram abordadas informações referentes às áreas de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Assistência e Atenção Primária, de acordo com os protocolos de diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Ministério da Saúde. E, ainda, informações e diretrizes que incluem a situação epidemiológica no país, estado e na região, bem como da Atenção Primária e Assistência, incluindo orientações para reconhecimento de casos suspeitos, serviços de referência, gestão de casos graves, reorganização dos serviços de saúde, formação de profissionais e organização dos serviços de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

03 3

De acordo com o servidor do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional, Márcio Heitor Stelmo, a intenção foi a de repassar orientações gerais de combate ao mosquito transmissor das doenças, incluindo as questões de mobilização e da utilização de recursos das áreas envolvidas. “Nosso objetivo hoje foi discutir as medidas necessárias ao combate do Aedes aegypti relacionadas à mobilização, educação de controle ao vetor e as medidas de assistência e gestão geral do processo, de modo a otimizar ao máximo os recursos existentes”, afirmou Márcio Heitor.

Essa reunião com os gestores faz parte das medidas adotadas pela Sala de Comando Operacional do Estado de Minas Gerais, a qual abrange o Gabinete do Vice-Governador, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Defesa Civil, Ministério da Saúde, COSEMS e convidados. Esta Sala Operacional prevê entre suas medidas as reuniões das Regionais de Saúde com o Secretários Municipais, bem como reuniões com os municípios prioritários, Associação Mineira de Municípios, escolas estaduais e forças armadas.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico da SES-MG, Minas Gerais registrou, até o dia 28/11/2016, 526.060 casos prováveis (confirmados + suspeitos) de dengue, 477 casos prováveis de Chikungunya e 15.158 casos prováveis de Zika Vírus. E, de acordo com dados do sistema SINAN online (de 25/11/2016), aproximadamente 1% da população da região da Regional de Saúde de Barbacena adoeceu pela Dengue em 2016, o que demonstra um aumento de quatro vezes no valor de adoecimentos nos últimos nove anos (somados).

Por Priscila Rezende