A coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)/Aids e Hepatites virais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, promove hoje (01/12) e amanhã o evento Jornada POSITHIVA em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. Com a participação de alunos da rede municipal de ensino, a jornada conta com oficinas e exposições interativas além de palestras e apresentações de trabalhos realizados pelos alunos.

A coordenadora do programa de ISTs/Aids e Hepatites Virais da SES-MG, Jordana Costa Lima, afirmou que em Minas Gerais o número de jovens portadores do vírus HIV é 5 vezes maior comparado aos anos anteriores. “A participação dos jovens na educação em saúde, principalmente na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, é muito importante. O interesse pela informação muitas vezes faz a diferença”, disse.

Para Rafael Fonseca, membro da Rede de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS, a escola é lugar de formação e informação. “A escola é o local mais propício para prevenção e educação em saúde. É muito importante que os jovens tenham o inicio da vida sexual conscientes e do que fazer para se evitar as doenças”.

A aluna da Escola Municipal Cora Coralina, Gabriele Giovana de Souza Martins, de 13 anos, na apresentação do seu trabalho mostrou a todos um cartaz com a definição do que é sexo seguro. “Sexo seguro é saber se prevenir em qualquer situação, sendo homem ou mulher”, explicou a menina.

O evento Jornada POSITHIVA termina amanhã, 02 de dezembro, e esta sendo realizado no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação (Pça Rui Barbosa, 50), no horário de 08 às 17 horas.

Campanha "Aids: o maior perigo é não saber"

Também com o objetivo de sensibilizar a população na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, incluindo a Aids, a SES-MG lançou a campanha “AIDS: o maior perigo é não saber”. A campanha conta com um hotsite: www.saude.mg.gov.br/aids que tanto para a população quanto para os profissionais de saúde reforça a importância do diagnóstico precoce e as formas de tratamento adequado.

Por Alessandra Maximiano