Com o intuito de alinhar as ações em todo o Brasil para o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, programado para a próxima sexta-feira (02/12), o Ministério da Saúde promoveu uma videoconferência com todas as secretarias estaduais de saúde e coordenadores das 27 Salas Estaduais de Coordenação e Controle que atuam no monitoramento do enfrentamento ao Aedes aegypti. Em breve, será divulgada as ações de Minas Gerais para a data em questão.

A mobilização nacional terá como base ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, profissionais de saúde, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todas e de todos para eliminar qualquer possibilidade de foco do mosquito Aedes, responsável por transmitir a Zika, Chikungunya e Dengue.

O mutirão também será realizado nos órgãos da administração pública, unidades de saúde e estatais, marcando a intensificação das ações de combate. Diante disso, haverá mobilização todas as sextas-feiras para verificação de possíveis focos do mosquito, tendo como mote a “Sexta sem mosquito". A ação visa incentivar outras empresas, associações e a própria população para que cada um faça a sua parte.

Sala Nacional

Desde a identificação do zika vírus no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas no segundo semestre de 2015, o Governo Federal tem tratado o tema como prioridade. Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 Salas Estaduais e 1.821 Salas Municipais. A iniciativa tem como objetivo de gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A Sala Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais.

Por Portal Brasil / Adaptação