Para conscientizar os servidores da Regional e estimulá-los ao autocuidado diário com a sua saúde a SRS criou o Campeonato da Saúde do Homem. Mais do que genética, a saúde é consequência das escolhas e hábitos de vida saudáveis. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Por isso a coordenação de Atenção Primária irá monitorar e orientar os servidores para que possam mudar o seu comportamento.

Referência técnica da saúde do homem orienta servidor sobre saúde do homem. Crédito: Priscilla Fujiwara

A cada três meses todos os servidores respondem a um questionário e fazem uma autoavaliação de seus hábitos alimentares, tempo de sono, a frequência com que praticam exercícios físicos e a atualização de seus exames de rotina. Quanto melhores os seus hábitos mais pontos irão fazer no Campeonato. 

Os servidores receberam a caderneta com o questionário durante a palestra “Homem que se cuida também cuida da saúde” no dia 23/11. Jesciel Gonçalves, 31, servidor do Núcleo de Gestão já preencheu a sua caderneta e sua nota foi sete. “Eu preciso procurar uma unidade de saúde e rever os meus hábitos, segundo a nota que eu tirei”, relatou o servidor que disse que irá marcar um check-up para acompanhar a sua saúde. “Homem é um bicho complicado e eu não sou santo, gosto de uma picanha, uma feijoada, dobradinha e uma cerveja, mas estou disposto a participar da campanha e melhorar os meus hábitos” relatou o servidor. 

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividades físicas regulares, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir os agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens.  Todo processo será acompanhado, monitorado e orientado pela Coordenadoria da Atenção Primária. “Não podemos trabalhar com a saúde do homem somente em novembro, pois o autocuidado precisa se tornar um hábito e uma rotina o ano inteiro”, explicou a referência técnica da saúde do homem da Coordenação da Atenção Primária, Maria Divina Ferreira. 

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Almir Fontes, superintendente regional de saúde de Uberlândia, alerta que apesar dos homens viveram mais, não significam que estão vivendo melhor.  “As mulheres costumam procurar mais que os homens os serviços de saúde, além de terem mais disciplina e seguirem à risca as orientações médicas”, pontuou. 

O acompanhamento irá durar um ano e o resultado dos vencedores do campeonato serão divulgados em novembro de 2017. 

Veja algumas dicas simples que podem tornar a vida mais saudável:

  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.
  • Evite alimentos ricos em gordura, principalmente os de origem animal como salsichas, carnes gordurosas e embutidos.
  • Praticar atividade física faz bem para a saúde. O hábito de fazer exercícios regulamente diminui os riscos de desenvolver pressão arterial alta, auxilia no controle do peso, além de manter os ossos, músculos e articulações mais saudáveis.
  • Faça os exames de rotina com frequência (pressão arterial, glicemia, colesterol, etc).
  • Procure os serviços de saúde frequentemente ou sempre que precisar, e não somente quando estiver doente.
  • Fique livre do cigarro e evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas.
  • Seja cauteloso na direção, use os equipamentos de segurança como cinto e capacete e, se dirigir, não beba.
  • Previna-se: faça sexo só com camisinha.

Saiba mais em: http://www.saude.mg.gov.br/saudedohomem      

Por Priscilla Fujiwara