A Regional de Saúde de Pirapora promoveu, no último domingo (20/11), uma corrida e caminhada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Jovem de Pirapora para incentivar o cuidado com a saúde do homem e da mulher. De acordo com o diretor da regional, Rafael Lana, “o objetivo do evento foi promover a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da população masculina e feminina, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”.

Os participantes fizeram o trajeto pelo centro de Pirapora, passando pela Orla do Rio São Francisco num percurso de aproximadamente 5km, retornando depois ao Centro de Convenções de Pirapora, onde as ações tiveram continuidade com a distribuição de folhetos da campanha, entrega de medalhas aos participantes e premiações aos primeiros colocados.

A Referência Técnica da GRS na Saúde do Homem, Irene José dos Anjos, a Referência Técnica da GRS na Saúde da Mulher, Júlia Vieira de Carvalho e a estagiária do IFNMG idealizadora da parceria entre OAB e GRS, Bruna Batista Silva, destacaram a relevância da campanha e falaram de projetos apoiados pela GRS, dentre eles o Projeto Reagir e o Projeto Mães Especiais.

Crédito: Adriana Katia Emiliano Souza

O Projeto Reagir teve início em setembro de 2016 com a realização de ações como terapias comunitárias, rodas de conversas, acolhimento, oficinas terapêuticas, informações e identificação das pessoas em tratamento.

Raissa Caires, uma das idealizadoras do projeto, explica que “a metodologia consiste em compartilhar experiências vividas, desenvolver atividades práticas relacionadas ao bem estar que despertem nas pessoas a necessidade do autocuidado físico e mental e desenvolver ações através de grupos de convivência e estimular a autoestima”.

Já o projeto Mães Especiais foi criado com objetivo de apoiar famílias de pessoas com necessidades especiais, fomentando a inclusão social, compartilhando, apoiando e divulgando informações sobre patologias como autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, dentre outras.

A realização da corrida e caminhada foi possível graças a uma parceria entre GRS e OAB, tendo como respectivos representantes o Presidente da Subseção da OAB Pirapora, Maurício Tadeu, o Gerente Regional de Saúde Rafael Lana, além de técnicos da saúde e advogados.

Por Adriana Katia Emiliano Souza