A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas promoveu ontem (16/11), em sua sede, reunião com técnicos das secretárias municipais de saúde, dos hospitais da região e da SRS de Alfenas e de Passos, para discussão acerca dos núcleos de epidemiologia dos hospitais. As referências técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Soraia Zardini e Nara Carvalho, conduziram as discussões. 

Crédito: Marivalda Cezário

Segundo Soraia Zardini, os Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE) são serviços estratégicos, uma vez que notificam oportunamente as doenças, surtos e epidemias, fazendo com que as ações de controle sejam tomadas em tempo hábil. "Encontros como esse são uma oportunidade para que os técnicos esclarecem suas dúvidas e deem sugestões para a eficácia dos trabalhos realizados pelos núcleos hospitalares", acrescentou a referência técnica da SES-MG. 

Na oportunidades, as técnicas visitaram os serviços de epidemiologia da Santa Casa de Alfenas e do Hospital Universitário Alzira Velano, também em Alfenas. Segundo Dayse Melo, referência técnica do Núcleo de Epidemiologia da Santa Casa de Alfenas, o serviço já está implantado desde janeiro e a documentação está sendo enviada para a SES-MG para sua devida efetivação. Já o Núcleo do Hospital Universitário Alzira Velano já está em funcionamento, executando as atribuições de sua competência.

Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

As atividades desenvolvidas prioritariamente pelos NHE dos hospitais de referência nacional têm como objetivos a detecção, a notificação e a investigação dos agravos constantes da Portaria n° 5/SVS/MS, de 2006, priorizando os agravos constantes do seu Anexo II, em estreita articulação com a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Rede CIEVS), bem como a detecção de óbitos de mulheres em idade fértil, de óbitos maternos declarados, de óbitos infantis e fetais, de óbitos por doença infecciosa e por causa mal definida. 

Por Marivalda Cezário