A Regional de Saúde de Ituiutaba, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (12/11), o Primeiro Seminário Municipal Sobre a Saúde do Trabalhador. Durante o encontro, além de oficinas, foram ministradas palestras sobre temas como, saúde mental na perspectiva do SUS e tabagismo.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) utiliza todos os serviços, fluxos e profissionais de saúde para oferecer o cuidado adequado ao paciente, promovendo sua autonomia dentro dos paradigmas de liberdade e cidadania. “Os Profissionais de saúde e a sociedade precisam entender que o tratamento por medicamentos não é a única opção. Existem outras opções disponíveis, como atividades físicas e adequações no trabalho, por exemplo”, explicou o Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial, Nelson Lucrécio Filho.

Tabagismo

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa evitável de morte. Além disso, também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como - tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata.

Dessa forma, de acordo com a psicóloga Daniela Lacerda de Freitas, “é fundamental que o fumante, o não fumante e o fumante passivo recebam apoio do grupo familiar, do trabalho e dos profissionais de saúde para evitar recaídas".

Saúde Auditiva: Cuide da Sua Audição Hoje Para Não Perdê-la Para Sempre

A oficina objetivou sensibilizar os seminaristas sobre os efeitos da exposição a níveis elevados do ruído para o sistema auditivo e extra-auditivo. Os conceitos abordados foram os fatores prejudiciais à saúde auditiva, ruído de laser, medida quantitativa do ruído, níveis de ruído prejudiciais à audição, cuidados com a saúde auditiva dentro e fora do ambiente de trabalho.

Por Otalino Antonio Rodrigues Filho