Nesta terça-feira (08/11), o Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Ubá iniciou as capacitações direcionadas aos Agentes Comunitários de Saúde dos 31 munícipios jurisdicionados pela Unidade Regional.

As oficinas têm por objetivo a capacitação de Coordenadores de Atenção Primária, Coordenadores de Epidemiologia e Agentes Comunitários de Saúde para o trabalho integrado de enfrentamento ao Aedes Aegypti durante o período de calor, mais propício para a proliferação do mosquito.

Crédito: Fabiana Érica.

A oficina capacitou profissionais do município de Ubá e discutiu sobre a situação atual do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) que identificou um contexto específico de existência da maioria dos criadouros em reservatórios irregulares de água neste território.

É esperado que as oficinas atinjam mais de 650 agentes e coordenadores municipais de Atenção Primária, Dengue e Epidemiologia municipais. Ao final de cada encontro serão pontuadas ações de enfrentamento ao mosquito, bem como o monitoramento das atividades pela Unidade Regional.

“O momento da capacitação é essencial para organizar um trabalho de prevenção e vigilância para a saúde sem descaracterizar a continuidade do trabalho dos ACS, com foco no cuidado integral” afirma Fabiana Érica do Núcleo de Capacitação à Saúde da Regional de Saúde de Ubá.

 

Por Fabiana Érica