Os cidadãos mineiros registraram 5.894 manifestações na Ouvidoria-Geral do Estado no terceiro trimestre de 2016. Em comparação com o mesmo período do ano de 2015, os dados demonstram uma pequena redução de 0,72%, quando foram registradas 5.937 manifestações. Os números são do relatório trimestral do órgão.

A Ouvidoria de Saúde foi a mais procurada pela população mineira. Foram 1.406 demandas nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. A maioria é referente à solicitação de medicamentos (742), insatisfação com o atendimento (66) e procura por produtos para saúde e correlatos - como fitas para medição de glicemia, por exemplo (60). As cidades que mais procuraram a Ouvidoria de Saúde foram Belo Horizonte (754), Três Corações (48), Uberlândia (46), Sete Lagoas (36) e Juiz de Fora (31).

Em segundo lugar, vem a Ouvidoria Educacional, com 1.325 manifestações, um número 18,73% superior ao mesmo período de 2015 (1.116). As reclamações totalizaram 54% das manifestações, sendo as principais relacionadas a abuso de autoridade de diretor escolar, conduta inadequada na gestão de pessoas e processo de designação (organização do quadro de professores nas escolas). As cidades que mais registraram demandas na Ouvidoria Educacional foram Belo Horizonte (320), Juiz de Fora (51), Montes Claros (37), Conselheiro Pena (34) e Uberlândia (30).

A terceira ouvidoria especializada mais acionada pelos cidadãos mineiros foi a de Polícia, com 1.259 manifestações. Denúncias (39%) e reclamações (37%) lideram os registros. Na Polícia Civil, predominaram reclamações de má qualidade de prestação de serviços e pedidos de informação. Na Polícia Militar, denúncias de lesão corporal foram mais frequentes, seguida de pedidos de esclarecimento e reclamação sobre falta de providência após chamada feita ao 190. As cidades que mais procuraram a Ouvidoria de Polícia foram Belo Horizonte (360), Uberaba (35), Juiz de Fora (35), Uberlândia (33) e Sete Lagoas (23). Abaixo, assista o vídeo com o número consolidado de demandas no trimestre:

A população mineira também registrou manifestações na Ouvidoria de Fazenda, Patrimônio e Licitações Públicas (793), na Ouvidoria do Sistema Penitenciário (620) e na Ouvidoria Ambiental (113). Os registros resolvidos no primeiro atendimento somam 378.

A internet continua sendo o meio pelo qual os cidadãos mais entram em contato com a OGE. Mais da metade dos manifestantes usaram a web para realizar registros no órgão, 54,04%. O telefone – Disque 162 – foi utilizado por 32,42% dos cidadãos. Os demais meios de contato, como atendimento presencial, cartas, ofícios e matérias veiculadas na mídia, somam 13,54%.

As reclamações lideram as tipologias de manifestações, com 41,70%. Os cidadãos mineiros também procuraram a OGE para registrar denúncias (23,11%), fazer alguma solicitação (17,95%), pedir informações (13,23%), criticar (1,73%), elogiar (1,51%) e indicar sugestões (0,76%) referentes aos serviços públicos.

Entre em contato com a OGE

A Ouvidoria recebe manifestações dos cidadãos pelo Disque Ouvidoria (telefone 162) e pelo site www.ouvidoriageral.mg.gov.br. Também é possível registrar manifestações indo até a sede da OGE (Rodovia Pref. Américo Gianetti, 4001 - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte (MG) - Prédio Gerais /12º Andar - CEP 31.630-901). Ofícios e cartas enviadas para o órgão também serão aceitos como manifestações. Na Casa de Direitos Humanos (Avenida Amazonas, 558 - Centro de Belo Horizonte), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Por OGE-MG / ASCOM