Nesta última segunda-feira (31/10), a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) deu as boas-vindas à sua nova diretora-geral, Maria Aparecida Mendes de Almeida Veloso*. Ela é a oitava mulher a assumir a gestão da ESP-MG. Abaixo, confira a entrevista:

1) Qual sua formação?

Sou formada em Enfermagem e servidora da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), onde atuei por 17 anos na Maternidade Odete Valadares, inicialmente como enfermeira assistencial na área de neonatologia e depois como coordenadora da mesma área. Nessa época implantamos o Centro de Terapia Intensivo (CTI) Neonatal e implementamos as Unidades Intermediárias.

2) E depois dessa experiência?

Fui convidada para a Administração Central da Fhemig e lá atuei na Educação Permanente por sete anos, como referência na área materno-infantil e paralelo a isto, fiz duas especializações, mestrado em enfermagem e atuei como docente na Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) por 12 anos.

3) E como foi sua atuação na docência?

Como disse, atuei como docente de 2002 a 2014 na PUC Minas, campus Coração Eucarístico, dos quais 03 anos foram no Colegiado de Coordenação do Curso de Enfermagem. Atuei ainda na Escola de Enfermagem da FUMEC por três anos e contribui na formulação do Curso de Especialização em Assistência Hospitalar ao Neonato, uma parceria da SES-MG – Área Técnica de Atenção a Criança, com a Faculdade de Ciências Médicas.

4) E as expectativas para sua gestão aqui na ESP-MG?

Acredito que é um sonho de todos nós que trabalhamos na assistência direta ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e que temos este olhar voltado para a docência, trabalhar um dia na Escola de Saúde. Considero, que hoje, estou realizando esse sonho, que é fazer parte dessa equipe e contribuir para a qualificação dos trabalhadores do SUS. Acredito que será uma forma de brindar minha passagem pela saúde pública, trazendo a minha contribuição experiência para contribuir com a missão da ESP-MG.

5) E suas primeiras impressões sobre a instituição?

Estou no meu segundo dia e já percebo que a equipe de trabalhadores da ESP é acolhedora, otimista, que realiza seu trabalho com muita competência, portanto uma equipe comprometida com nosso objetivo maior que é proporcionar uma assistência qualificada e humana para os usuários do SUS em Minas Gerais.

 

 

* Enfermeira, mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Enfermagem do Trabalho e em Neonatologia. Ex-docente da Escola de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade FUMEC.

 

Por Ricarda Caiafa / ESP-MG