O Grupo Rosa, formado por diversas instituições públicas e privadas, entre elas  a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares,  promoveu  na manhã do último sábado (29), em Governador Valadares,  o encerramento da campanha Outubro Rosa com a tradicional Caminhada Rosa pelo centro do Município.

Crédito: Frederico Bussinger

O objetivo foi  reforçar e mobilizar a população quanto à prevenção e controle ao câncer de mama e do colo do útero. O evento teve início na Praça dos Pioneiros com a participação de um público estimado de 1.200 pessoas. No local foram oferecidos diversos serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, auricoloterapia, corte de cabelo, maquiagem, ginástica de alongamento, além de distribuição de cartilhas e folhetos informativos sobre formas de prevenção das doenças e oferecimento de exames de mamografia.

Em seguida a multidão saiu em caminhada pelo centro de Valadares distribuindo folhetos da campanha, retornando depois a praça, onde as ações tiveram continuidade com apresentações artísticas e de teatro. A coordenadora de Gestão da SRS-GV, Robertta Cabral Pedrosa, na oportunidade representando a superintendente Regional de Saúde, Janine Vicente, destacou a relevância da Campanha. 

“A nossa mobilização é para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e realização do exame de mamografia e de certa forma desmistificar o câncer de mama e colo do útero, que têm tratamento e cura. Não podemos continuar vendo tantas mulheres morrerem por doenças que podem ser prevenidas”, frisou.

A professora Nilsonea Felisberto, de 56 anos, era uma das participantes mais ativas da caminhada e destacou o cuidado que tem com sua saúde. ”Estimulada pela campanha, fiz a minha mamografia há uma semana e está tudo bem comigo. O exame pode ser um pouco desconfortável, mas vale a pena. Nós mulheres devemos estar sempre alertas contra a doença”, afirmou.

O Grupo Rosa

O grupo é composto por participantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Casa Acolhe Vida, Federação da Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – Regional Rio Doce, Núcleo de Especialistas em Oncologista (NEO) do Hospital Bom Samaritano, Prefeitura de Governador Valadares/Secretaria Municipal de Saúde, SESC,   Superintendência Regional de Saúde (SRS-GV), Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados(AADORT) GV, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) e entidades  parceiras como a Polícia Militar, Lions Clube e Grupo Coelho Diniz.

O Câncer de Mama no Brasil e em Valadares

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo mais frequente no mundo e responsável por 25% dos novos casos a cada ano. Estima-se que em 2016 haja cerca de  58 mil  novos casos no Brasil. Ainda segundo o órgão, em 2013, este tipo de câncer matou 14.388 pessoas, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Em Valadares esse cuidado com a saúde feminina é realizado durante todo o ano, pelo Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), por meio de palestras educativas, orientações sobre como fazer o autoexame e a realização gratuita de exames de mamografias para mulheres de 50 e 69 anos. 

Até julho deste ano, os serviços do SUS em Valadares, realizaram 5.026 mamografias; já em 2015, foram contabilizados 6.769 exames. Além disso, aproximadamente cinco mil pacientes estão sendo acompanhadas pelo programa MAMA, desenvolvido pelo CEAE, que atende a pessoas com câncer que já passaram pelo tratamento ou apresentam apenas nódulos. Durante o mutirão da Campanha, que aconteceu entre os dias 3 e 25 de outubro, foram realizadas um total de 946 mamografias pelo CEAE.

Por Frederico Bussinger