Nesta sexta-feira (28/10), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha realizou o Dia D de Mobilização da Campanha Outubro Rosa, com uma série de atividades informativas sobre o cuidado com a saúde da mulher. Os servidores da SRS também foram envolvidos na celebração do dia do servidor, com atividades motivacionais.

laço2

No período da manhã, os servidores da SRS Varginha se reuniram no Auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, onde foi realizado um acolhimento pelo Superintendente Regional de Saúde, Tarcísio de Abreu, e pelo coordenador do Núcleo de Gestão de Pessoas, Douglas Mendes Morais. Vídeos motivacionais e de homenagem ao servidor público foram exibidos e, logo após, a SRS ofertou um café de confraternização a todos os servidores. Broches com o laço da Campanha Outubro Rosa foram sorteados entre os servidores presentes.

No período da tarde, iniciaram-se as comemorações do Outubro Rosa, organizado pela SRS Varginha e que teve como público convidado, além dos servidores da Saúde, também os demais servidores dos órgãos coabitantes do Centro – IPSEMG, SEPLAG, DER, Meio Ambiente e Polícia Militar Rodoviária e Ambiental. Tarcísio de Abreu, Superintendente, deu início aos trabalhos ressaltando que a “prevenção é uma ação importante que deve ser sempre divulgada e incentivada”.

A primeira ação foi uma exposição do conceito da Campanha “Todo dia pode ser Rosa”, pela Assessora de Comunicação e Referência Técnica em Mobilização Social da SRS, Tânia Corrêa. A campanha chama a atenção para a necessidade das mulheres se atentarem para o cuidado com a saúde de forma rotineira. Sendo assim, foram exibidas as peças e vídeos da campanha de 2016, e distribuídos cartões criados pela SRS com os sinais e sintomas do câncer de mama que podem ser identificados pela mulher. Em sequência, as enfermeiras do Núcleo de Redes e Atenção Primária, Luciana Pereira e Mônica Maciel exibiram um vídeo de conscientização, ressaltando também a importância dos cuidados com a saúde em geral. Logo após, os servidores foram convidados para formarem, no pátio do Centro Administrativo do Sul de Minas, o laço da campanha, simbolicamente, para uma foto.

Para o encerramento, Jaqueline Firmino, servidora do Núcleo de Recursos Humanos, que deu início ao projeto de dança na SRS Varginha, promoveu um aulão de “Zumba Rosa” no pátio do Centro, aberta a todos os servidores. A Assessoria de Comunicação Social, Núcleo de Atenção Primária, Núcleo de Atenção à Saúde e Recursos Humanos foram os responsáveis pela organização dos eventos.

Por Tânia Corrêa