Em celebração ao Outubro Rosa, a Gerência Regional de Saúde de Itabira organizou nesta quinta-feira (27), em Itabira, uma manhã de debates sobre o controle do câncer de mama. A mesa contou com a participação do diretor regional, Alexandre de Faria da Costa, além de autoridades, profissionais da saúde, servidores da GRS Itabira, e mulheres que viveram com câncer de mama.

DSC04827

Presente ao encontro, o médico mastologista Ubirajara Ferreira fez importante alerta à doença e falou da importância do rastreamento através da mamografia. “É importante que todos façam este acompanhamento anualmente, principalmente às mulheres com mais de 40 anos”.

A superintendente de Assistência do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), Ana Rosa Santos, lembrou que "a mamografia é destinada a mulheres com idade entre 40 e 69 anos, que ainda não fizeram o exame nos últimos 12 meses. O agendamento deve ser realizado na Unidade Básica de Saúde de referência da usuária”, destacou Ana Rosa.

Mesa de Debates

O ciclo de debates trouxe ainda a discussão sobre as possibilidades de rastreamento e tratamento do câncer em nível municipal, seja na Atenção Primária de Saúde, através das Unidades Básicas (UBS) ou de atenção secundária.

“Os serviços oferecem a integralidade da atenção à saúde da mulher. As consultas e os exames são agendados e realizados no próprio município, assim como a dispensação de medicamentos necessária aos pacientes” pontuaram as técnicas Maria Alves Ferreira, no Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Gerência de Itabira e Danielle Vittoreti, do VivaVida.

Depoimentos

Emocionada, Maria Lúcia Oliveira nos contou a sua história de superação e fé para enfrentar a doença. “Sou uma vencedora, com a graça de Deus. Tive uma ótima assistência, todos foram muito zelosos comigo, além de contar a participação e o apoio incondicional da minha família. Esta doença ainda é um estigma e é muito doloroso receber este diagnóstico. Mas é preciso ter fé, ter coragem e decidir enfrentar cotidianamente o tratamento. Hoje estou feliz, curada e posso dizer que venci a doença”, disse Maria Lúcia.

Ao dar o seu depoimento, Martha Mousinho esclareceu que também se assustou com o diagnóstico. “Eu achava que nunca iria acontecer comigo, mas agora enfrento com determinação meu tratamento. Vou realizar a radioterapia e estou confiante e me sinto bem. Digo às mulheres que a prevenção é indispensável, e que esta doença tem hoje alta tecnologia capaz de nos tranquilizar e possibilitar a nossa cura. É preciso ter coragem e muita persistência. Eu já venci”, declarou.

O diretor da GRS Itabira, Alexandre Martins da Costa, agradeceu aos organizadores pelo evento, que objetivou trazer novas informações para a comunidade. “Acho extremamente importante que as pessoas participem de ações de mobilização como esta, para não só esclarecer e se solidarizar com as pessoas, mas contribuir para que sejam difundidas informações mais completas sobre as doenças. O Estado e os municípios estão atentos e sempre presentes nas ações de atenção à saúde da mulher”, destacou Alexandre.

Por Darliéte Martins