Dentro das ações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alusivas ao Movimento Outubro Rosa, a Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu na segunda-feira, (24/10), no auditório da Regional o “Dia Rosa” com o objetivo de levar conscientização sobre as ações de promoção à saúde integral da mulher.

A abertura foi realizada pelo Superintendente, Luís Augusto de Faria Cardoso, que falou sobre a importância da atitudes que ajudam na qualidade de vida e na importância da prevenção das doenças, em especial a prevenção do câncer de mama e colo de útero na saúde das mulheres.

Logo em seguida foi apresentado a palestra com o tema: “Conscientização e a Importância da prevenção do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do útero”, ministrada pela Referência técnica em Saúde da Mulher do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde Elizabeth de Maio Silva e pela Referência Técnica da Saúde da Mulher do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Izabella Rocha Veloso.

Durante as palestras, as servidoras e os servidores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre prevenção, autoexame, mamografia e hábitos saudáveis. A palestrante Elizabeth de Maio Silva ressaltou a importância das mulheres realizarem a mamografia de rastreio e não temer o câncer, pois quanto antes diagnosticado maior a chance de cura.

Para o Superintendente da REgional, Luís Augusto de Faria Cardoso, essa iniciativa vem para sensibilizar a todos os servidores, e em especial às servidoras desta instituição, sobre a importância do auto- cuidado e da prevenção, tão enfatizados na campanha da SES-MG: E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa?”, inspirada no movimento do Outubro Rosa e que tem como objetivo reforçar a importância de cuidar da saúde da mulher todos os dias.

Mais informações disponíveis em: www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Por Lisanea Maria Ferreira Cavalcante