Como parte da Campanha do Outubro Rosa, a Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu nessa sexta-feira (21/10), o evento Chá Rosa, com a apresentação de palestra sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, apresentada pela enfermeira do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE), Danielle Miranda.

Crédito: Frederico Bussinger

De acordo com Danielle Miranda, no passado, o CEAE realizou 372 exames e, neste ano, já somam 290. "Estes são dados preocupantes porque demonstram um aumento dos casos da doença e meu foco aqui é conscientizar estas mulheres da importância de fazer mamografia, destacou Daniella.

A nova superintendente da Regional de Saúde de Governador Valadares, Janine Souza Vicente, ressaltou o cuidado que as mulheres precisam ter com sua saúde.”Nós mulheres estamos em evidência em todos os campos de trabalho, inclusive somos maioria aqui na Regional. Por isso a nossa saúde é muito importante e a prevenção é fundamental”, pontuou.

Laucione Medeiros de Souza, 57 anos,  servidora do Núcleo de Epidemiologia, participou ativamente do evento e relatou os cuidados que toma em relação ao seu bem estar. ”Sempre tomo cuidado com minha saúde e fiz recentemente a mamografia que identificou um nódulo na minha mama. Por enquanto os exames apontam que não se  justifica ainda que eu faça uma biopsia  ou o tratamento mais incisivo, mas  continuo alerta e  atenta a qualquer coisa diferente que apareça”, afirmou.

O encontro foi organizado pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e pela Assessoria de Comunicação Social.

Por Frederico Bussinger