Com o tema “Se ame se cuide”, a Regional de Saúde de Alfenas realizou nesta quarta-feira (19/10) um encontro para discutir assuntos relacionados ao câncer de mama. Durante o encontro, as servidoras da Regional puderam esclarecer dúvidas sobre prevenção, autoexame e tratamento da doença.

O diagnóstico precoce do câncer de mama foi esclarecido pela referência técnica do Programa da Saúde da Mulher, Thaís Araújo, que orientou as servidoras sobre o acesso à mamografia, exame essencial para detectar a doença em estágio inicial. Para a referência técnica, a informação, a troca de conhecimento e a participação em grupos é uma forma não só de esclarecer, mas também de fazer com que cada pessoa seja um multiplicador da informação.

Crédito: Marivalda Cezário Santos Tobias.

De acordo com a enfermeira Daniela Santos Lourenço, que participou do encontro, o câncer do colo de útero também dever estar em enfoque, pois é a terceira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. O Papiloma Vírus Humano (HPV) está diretamente relacionado à doença, existindo, aproximadamente, 100 tipos diferentes do vírus. Dentre eles, 40 podem infectar o trato genital inferior e cerca de 10 a 18 tipos podem provocar câncer do colo de útero. A infecção pelo HPV também é considerada comum, sendo que até 80% das mulheres sexualmente ativas poderão adquiri-la ao longo de suas vidas.

Por Marivalda Cezário Santos Tobias