Com o slogan “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa”, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em alusão ao movimento Outubro Rosa, vários municípios do Norte de Minas que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, estão realizando ações de mobilização da sociedade com o objetivo de alertar as mulheres para os cuidados com a saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

Nesta terça-feira (18/10), a Secretaria Municipal de Saúde do município de São João do Pacuí iniciou a realização de exames de mamografia na comunidade rural do Encantado. Até o dia 27 de outubro, o trabalho terá continuidade contemplando mulheres residentes em outras comunidades rurais e, também, na zona urbana.

Entre outras ações de mobilização neste mês, profissionais de saúde de São João do Pacuí realizaram caminhada alusiva ao Outubro Rosa e palestra em unidade básica de saúde. Para incentivar a participação das mulheres, foram distribuídos materiais impressos cedidos pela SES-MG e realizado sorteio de brindes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guaraciama também está realizando diversas ações de mobilização, focando a importância da prevenção do câncer do colo de útero e de mama. As unidades básicas de saúde do município receberam decoração especial na cor rosa e, aliado à distribuição de materiais informativos cedidos pela SES-MG, profissionais de saúde realizam palestras para o público feminino.

Em Riacho dos Machados, a Secretaria Municipal de Saúde também vem implementando diversas ações dirigidas à mobilização das mulheres para adoção de atitudes voltadas para os cuidados com a saúde. Em evento realizado em estabelecimento de ensino, o médico Felipe Bessa ministrou palestra com o tema “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa?”.

Na oportunidade foram distribuídos materiais informativos sobre os cuidados das mulheres com a saúde. O público feminino também teve a oportunidade de realizar exames de pressão arterial, participar de sorteios de produtos de beleza, além de terem acesso a tratamentos com manicures, limpeza de pele e maquiagem.

Mamógrafo Móvel

Além das iniciativas próprias de mobilização dos municípios, durante o Outubro Rosa, dois caminhões mamógrafos estão percorrendo seis cidades do Norte de Minas. Com capacidade para realização de 50 exames por dia, uma unidade móvel de mamografia permanecerá em Monte Azul até o próximo dia 28.

Até o dia 28/10, uma unidade móvel atenderá demandas de exames de mamografia no município de Claro dos Poções. Já no período de 31 de outubro a 4 de novembro outras duas unidades móveis estarão nos municípios de Joaquim Felício e São Antônio do Retiro.

Os outros dois municípios já contemplados neste mês com a disponibilização de unidades móveis de mamografia foram Engenheiro Navarro e Francisco Dumont.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, destaca a importância do trabalho que a SES-MG implementa em parceria com os municípios, objetivando facilitar o acesso das mulheres aos exames de mamografia.

“No caso específico do Norte de Minas, onde as distâncias entre municípios são grandes e não existem serviços de mamografia disponíveis, o trabalho implementado por meio das unidades móveis da SES-MG são fundamentais visando propiciar às mulheres investir na prevenção do câncer”, explica a superintendente.

Critérios

A referência técnica em saúde da mulher e da criança na SRS de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa, explica que para ter acesso à mamografia disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que nunca realizaram ou estão há mais de dois anos sem realizar a mamografia, devem procurar uma unidade básica de saúde e solicitar a realização do exame. Para isso, devem apresentar o Cartão do SUS.

As mulheres fora dessa faixa etária que apresentam algum sintoma como nódulo palpável, inchaço nas mamas com pele em aspecto de “casca de laranja”, retração na pele da mama, mudança no formato do mamilo, secreção sanguinolenta, dentre outras alterações, deverão também procurar uma unidade básica de saúde para o agendamento de uma consulta. A partir dai, será avalia a necessidade de realizar a mamografia e outros exames complementares.

Ludmila Barbosa reforça que além das unidades móveis de mamografia, existem outros mamógrafos instalados em municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros: Coração de Jesus, Montes Claros, Francisco Sá, Janaúba e Taiobeiras. Todos esses equipamentos são disponibilizados para realização de exames por meio do SUS, contemplando todas as mulheres da região.

Por Pedro Ricardo