A abertura da Campanha do Outubro Rosa em Unaí foi realizada nesta sexta-feira, 14 de outubro, na Praça São Cristóvão. Em uma manhã marcada pela conscientização, o evento contou com distribuição de panfletos da Campanha, tendas para doação de cabelos e lenços, música ao vivo, além de mural com fotos de mulheres que venceram o câncer.

Crédito: Jessika Caldeira

As ações foram realizadas pela Gerência Regional de Saúde de Unaí, em parceria da Associação Noroeste Mineiro de Estudo e Combate ao Câncer (ANMEC). O evento também contou com a parceria do Abrigo Frei Anselmo, que levou as idosas internas para exporem suas pinturas. Além disso, diversas empresas regionais contribuíram com a doação de lenços e prestação de serviços.

Para abrir a programação, a cantora Gabriela Caetano fez uma apresentação especial, com um repertório de músicas brasileiras. No decorrer da manhã, várias mulheres cortaram e doaram seus cabelos no local, iniciativa que atraiu vários adultos e crianças que passaram pela praça.

Para Vilma Dicilis Rocha, doar o cabelo a deixou muito realizada. “Quando me perguntam porque eu cortei o cabelo ou como tive coragem de fazer isso, eu apenas respondo que o meu cabelo irá fazer sucesso na cabeça de outra pessoa. Cabelo cresce daqui e, daqui a pouco, madeixas novas estarão aí. Eu estou feliz de poder ajudar”, revela.

Leila da Paixão, uma vitoriosa que superou o câncer de mama, deixou um recado a outras mulheres que estão enfrentando a mesma doença. “É preciso ter fé em Deus e se unir com a família. Dizer que venci é algo maravilhoso e só tenho a agradecer pelo apoio que recebi”, completa.

Por Jessika Caldeira