A mobilização dos municípios do Norte de Minas para a implementação de ações voltadas para alertar as mulheres para os cuidados com a saúde, dentro da Campanha do Outubro Rosa, foi um dos assuntos abordados pela Regional de Saúde de Montes Claros nesta última sexta-feira (07/10), em reuniões unificadas da Comissão Intergestores Regional (CIR) e da Comissão Intergestores Bipartite da Região Ampliada de Saúde (CIB).

Participaram do encontro dirigentes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e gestores de municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros e às gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora.

Crédito: Pedro Ricardo

A referência técnica em saúde da mulher e da criança da Regional de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa apresentou aos gestores a Campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com o slogan “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa?”, com enfoque na necessidade da mulher ter atenção especial com a saúde todos os dias.

O destaque é quanto à realização de exames periódicos de mamografia e o Papanicolau, que detectam o câncer de mama e o câncer do colo de útero, duas doenças de maior incidência em Minas Gerais.

A referência técnica, Ludmila Barbosa destacou que entre 2010 e 2014 dados do Ministério da Saúde indicam que 316 mulheres morreram no Norte de Minas vítimas do câncer de mama. Por outro lado, outras 113 mulheres morreram por causa do câncer do colo de útero. Além disso, o Instituto Nacional do Câncer prevê que neste ano sejam diagnosticados 5 mil 160 novos casos de câncer de mama em todo o Estado e outros 1 mil 030 novos casos de câncer de colo de útero.

“Embora, no Norte de Minas, o número de vítimas do câncer do colo de útero seja inferior ao câncer de mama, os serviços de saúde dos municípios precisam estar alertas para a necessidade de conscientizar as mulheres para os cuidados com a saúde”, frisou Ludmila Barbosa reforçando que a Secretaria de Estado de Saúde tem procurado viabilizar aos municípios a disponibilização de mamógrafos móveis para facilitar o acesso à realização de exames.

Desde o início do ano vários municípios do Norte de Minas já foram contemplados com os serviços prestados pelas unidades móveis de mamografia da SES-MG e, neste mês, mulheres de outras seis cidades estão tendo acesso aos serviços: Monte Azul, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Claro dos Poções, Joaquim Felício e Santo Antônio do Retiro.

CRITÉRIOS

Para ter acesso à mamografia disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que nunca realizaram ou estão já mais de dois anos sem realizar a mamografia, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar a requisição para realização do exame. Para isso, devem apresentar o Cartão do SUS.

As mulheres fora dessa faixa etária que apresentam algum sintoma como nódulo palpável, inchaço nas mamas com pele em aspecto de “casca de laranja”, retração na pele da mama, mudança no formato do mamilo, secreção sanguinolenta, dentre outras alterações, deverão também procurar uma unidade básica de saúde para o agendamento de uma consulta. A partir daí, será avaliada a necessidade de realizar a mamografia e outros exames complementares.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância do trabalho que a SES-MG implementa em parceria com os municípios, objetivando facilitar o acesso das mulheres aos exames de mamografia.

“No caso específico do Norte de Minas onde as distâncias entre municípios são grandes e não existem serviços de mamografia disponíveis, o trabalho implementado por meio das unidades móveis da SES-MG são fundamentais visando propiciar às mulheres investir na prevenção contra o câncer”, assinala a superintendente.

HPV

Desde 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina contra o HPV, vírus diretamente ligado ao câncer de colo de útero. A vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Os dois primeiros subtipos causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Meninas que tenham entre 09 e 13 anos devem ser imunizadas, e aquelas que já receberam a primeira dose e não completaram o esquema vacinal, devem receber a segunda dose até os 14 anos para que sejam consideradas protegidas. O exame Papanicolau é ofertado gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde do estado e deve ser realizado pelas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com vida sexualmente ativa. Se o resultado do exame for negativo por dois anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

Por Pedro Ricardo