A abertura oficial da Campanha Outubro Rosa em Governador Valadares foi realizada ontem (06/10), com a promoção de uma mesa redonda que debateu o  tema “Câncer de Mama na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS)”. O evento, realizado no auditório da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) em Governador Valadares, foi  destinado a  profissionais de saúde e público acadêmico e  organizado pelo Grupo Rosa, composto pela Superintendência Regional de Saúde em Valadares (SRS-GV)  e diversas entidades públicas e privadas .

Crédito: Frederico Bussinger

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo mais frequente no mundo e responsável por 25% dos novos casos a cada ano. Estima-se que este ano haja cerca de  58 mil  novos casos no Brasil. Ainda segundo o órgão, em 2013, este tipo de câncer matou 14.388 pessoas, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.

Abrindo o evento, o coral do Grupo de Idosos “Vencedores do Tempo” do SESC Valadares fez uma apresentação especial com um repertório do cancioneiro nacional.

Crédito: Frederico Bussinger

Em seguida, foi aberta a mesa redonda, conduzida pela mediadora e enfermeira do CEAE (Centro Estadual de Assistência a Especialidades)- antigo Centro Viva Vida, de Valadares, Danielle Miranda , com a participação do médico da Atenção Primária  da  Saúde de Valadares , Emanuel Peixoto Pinto; da médica mastologista do CEAE de Valadares, Rosane Gomes Rodrigues Chagas;  do radioncologista e  diretor técnico do Núcleo de Especialistas em Ocologia (NEO)  e coordenador do serviço de oncologia do Hospital Bom Samaritano, José Pedro Vieira e  do coordenador do Serviço de Cirurgia Oncológica do Hospital Bom Samaritano,  João Douglas Nico.

Durante as apresentações, foi informado aos presentes que em Valadares com o aumento do acesso da população à mamografia e com a implantação da Core Biopsy e do agendamento guiado por mamografia e ultrassonografia, o perfil dos pacientes com câncer de mama vem mudando a cada ano. Os casos deixaram de ser descobertos em estágios avançado, passando a diagnósticos de lesões iniciais, aumentando assim a chance de sobrevivência e ou a cura a pacientes.

Um dos pontos debatidos também foi o papel da Atenção Primária à Saúde na prevenção e combate ao câncer de mama. “Face ao aumento crescente do número de casos de câncer de mama, a atuação dos profissionais de saúde na rotina de  trabalho  atenção básica  deve ser diária e durante todo o ano. Os médicos devem verificar nas consultas diárias, o histórico familiar das pacientes e a orientação e  incentivo a realização da mamografia, lembrando também que existem, apesar de  raros , casos também  em homens. Prevenir nunca é demais”, destacou o médico Emanuel Pinto.

O evento foi uma promoção do  Grupo Rosa, composto pela Secretaria Municipal de Saúde de Valadares,   CDL GV / Sicoob Crediriodoce, AcolheVida, Associação de Assistência aos Doentes Renais e Transplantados (AADORT), Regional Rio Doce - Fiemg, Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), o Hospital Bom Samaritano, o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Universidade Vale do Rio Doce (Univale)  e representando o Estado, a  Superintendência Regional de Saúde em  Valadares (SRS-GV).

Durante todo o mês serão realizadas diversas atividades de mobilização da campanha, que se encerra dia 29-10, com concentração na praça principal do município, onde serão oferecidos diversos serviços a população e realizada caminhada pelo centro do município.

Situação em Valadares

Em Valadares esse cuidado com a saúde feminina é realizado durante todo o ano, por meio de palestras educativas, orientações e a realização de exames de mamografias para mulheres de 50 e 69 anos. Isso porque, todo primeiro sábado do mês, os profissionais do CEAE permanecem de prontidão para avaliar e zelar pela saúde das mulheres, através da realização do mutirão de mamografias. 

Até julho deste ano, os serviços do SUS em Valadares, realizaram 5.026 mamografias; já em 2015, foram contabilizados 6.769 exames. Além disso, aproximadamente cinco mil pacientes estão sendo acompanhadas pelo Programa MAMA, desenvolvido pelo CEAE, que atende às pessoas com câncer que já passaram pelo tratamento ou apresentam apenas nódulos.

 Embora a programação oficial tenha iniciado ontem, desde segunda-feira (3/10) já estão sendo  realizadas ações de prevenção da doença.  Durante todo o mês, o CEAE está realizando um mutirão, oferecendo mamografias para mulheres que estejam na idade de rastreamento (de 50 a 69 anos), com os exames sendo feitos até o dia 31 de outubro. A expectativa é que sejam realizadas 80 mamografias por dia.

Por Frederico Bussinger