Mais de 18,6 mil crianças do Norte de Minas, com idade inferior a cinco anos, foram imunizadas durante a Campanha Nacional de Multivacinação realizada em 86 municípios que integram as áreas de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros e gerências regionais de saúde de Januária e Pirapora. Embora a campanha de mobilização tenha encerrado dia 30 de setembro, pais e responsáveis ainda podem levar as crianças e adolescentes às unidades básicas de saúde para atualização do cartão de vacina.

De acordo com dados contabilizados até esta quarta-feira (05/10), pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) do Ministério da Saúde, 37.447 crianças foram levadas às unidades básicas de saúde do Norte de Minas para conferência do cartão de vacina. Desse total, 18.636 crianças foram vacinadas.

A referência técnica em imunização da Regional de Saúde de Montes Claros, Mônica de Lourdes Rochido Azevedo explica que como os municípios têm prazo até o dia 14 de outubro para atualização de dados no Sistema de Informações do Ministério da Saúde, o número de crianças imunizadas deverá aumentar. Isso porque, profissionais das equipes de atenção primária à saúde dos municípios ainda estão computando dados do trabalho realizado em áreas urbanas e, principalmente, em comunidades rurais.

Em 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Montes Claros, dados do Ministério da Saúde revelam que de um total de 24.301 crianças que compareceram nas unidades básicas de saúde, 11.542 foram vacinadas. Por outro lado, 9.453 crianças compareceram às unidades básicas de saúde de 26 municípios da área de atuação da Gerência Regional de Saúde de Januária e 5.445 foram imunizadas para atualização do cartão de vacina.

Já em sete municípios jurisdicionados à GRS de Pirapora, dados do Ministério da Saúde apontam que 3.693 crianças compareceram às unidades básicas de saúde e 1.649 foram vacinadas.

Durante a Campanha Nacional de Multivacinação foram disponibilizadas as seguintes vacinas para crianças menores de cinco anos de idade: BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP, VOPb, Rotavírus humano, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral, Tetraviral, DTP e Hepatite A . Para crianças e adolescentes com idade a partir de 9 anos a menores de 15 anos de idade ainda estão disponíveis as seguintes vacinas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, dT, dTpa e HPV.

Calendário

Em janeiro deste ano o Ministério da Saúde promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas.

O esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável – VIP (2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral – VOP (gotinha). Até 2015, o esquema era de duas injetáveis (VIP) e três orais (VOP). A mudança está de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e como parte do processo de erradicação mundial da pólio. Vale ressaltar que essa substituição não prejudica a proteção das crianças, que já ficam imunizadas com as três doses injetáveis.

O esquema vacinal contra o câncer do colo de útero (HPV) passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. Os estudos recentes mostram que o esquema com duas doses apresenta uma resposta de anticorpos em meninas saudáveis de 9 a 14 anos não inferior quando comparada com a resposta imune de mulheres de 15 a 25 anos que receberam três doses. As mulheres vivendo com HIV entre 9 a 26 anos devem continuar recebendo o esquema de três doses.

Com relação à vacina meningocócica, o reforço que anteriormente era administrado aos 15 meses de idade da criança, passou a ser administrado aos 12 meses, preferencialmente, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras doses da meningocócica continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses.

Já a vacina pneumocócica 10 valente teve redução de uma dose. Passou a ser administrada em duas doses, aos 2 e 4 meses, com um reforço preferencialmente aos 12 meses, que pode ser recebido até os 4 anos. Essa recomendação também foi tomada em virtude dos estudos mostrarem que o esquema de duas doses mais um reforço tem a mesma efetividade do esquema três doses mais um reforço.

Por Pedro Ricardo