O Outubro Rosa chegou e, aliado à campanha lançada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alertando as mulheres para os cuidados com a saúde, seis municípios do Norte de Minas estão recebendo unidades móveis para realização de exames de mamografia. O objetivo é facilitar, nos pequenos municípios, o acesso das mulheres à realização de exames.

Crédito: Pedro Ricardo

Desde o dia 26 de setembro um caminhão equipado com mamógrafo está no município de Monte Azul onde permanecerá até o dia 28 de outubro. A unidade tem capacidade para realizar, diariamente, 50 exames que são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na segunda-feira, 3/10, e prosseguindo até o próximo dia 7/10, outro caminhão mamógrafo da SES-MG está no município de Engenheiro Navarro. No restante do mês a programação da rota a ser percorrida pelos caminhões será a seguinte: Francisco Dumont (10 a 14 de outubro); Claro dos Poções (entre os dias 17 e 28); Joaquim Felício e Santo Antônio do Retiro (no período de 31 de outubro a 4 de novembro). Outros detalhes em: blog.saude.mg.gov.br

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância do trabalho que a SES-MG implementa em parceria com os municípios, objetivando facilitar o acesso das mulheres aos exames de mamografia. “No caso específico do Norte de Minas onde as distâncias entre municípios são grandes e não existem serviços de mamografia disponíveis, o trabalho implementado por meio das unidades móveis da SES-MG são fundamentais visando propiciar às mulheres investir na prevenção contra o câncer”, assinala a superintendente.

CRITÉRIOS

A realização de exames de mamografia e o Papanicolaou, que detectam o câncer de mama e o câncer de colo de útero, são considerados de fundamental importância para garantir às mulheres uma boa saúde. Nos dois casos vale lembrar que o diagnóstico precoce é a maior chance de cura. A referência técnica em saúde da mulher e da criança na SRS de Montes Claros, Ludmila Gonçalves Barbosa, explica que para ter acesso à mamografia disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que nunca realizaram ou estão já mais de dois anos sem realizar a mamografia, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar a requisição para realização do exame. Para isso, devem apresentar o Cartão do SUS.

As mulheres fora dessa faixa etária que apresentam algum sintoma como nódulo palpável, inchaço nas mamas com pele em aspecto de “casca de laranja”, retração na pele da mama, mudança no formato do mamilo, secreção sanguinolenta, dentre outras alterações, deverão também procurar uma unidade básica de saúde para o agendamento de uma consulta. A partir dai, será avalia a necessidade de realizar a mamografia e outros exames complementares.

A referência técnica, Ludmila Barbosa, reforça que além das unidades móveis de mamografia, existem outros nove mamógrafos instalados em municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros: Coração de Jesus, Montes Claros, Francisco Sá, Janaúba e Taiobeiras. Todos esses equipamentos são disponibilizados para realização de exames por meio do SUS, contemplando todas as mulheres da região.

DIAGNÓSTICO

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama por causa de alterações genéticas em células, que passam a se dividir descontroladamente. O melhor exame para detectar o tumor em sua fase inicial é a mamografia. E quando o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura chega a 95%. Ele é o tipo de câncer que mais mata as mulheres em todo o mundo, sendo responsável por 25% de todos os cânceres diagnosticados em mulheres.

Alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama são bem conhecidos, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação ionizante e alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama). Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como uma alimentação saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal.

HPV

Desde 2014 o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta a vacina contra o HPV, vírus diretamente ligado ao câncer de colo de útero. A vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do vírus. Os dois primeiros subtipos causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. Meninas que tenham entre 09 e 13 anos devem ser imunizadas, e aquelas que já receberam a primeira dose e não completaram o esquema vacinal, devem receber a segunda dose até os 14 anos para que sejam consideradas protegidas.

O exame Papanicolau é ofertado gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde do estado e deve ser realizado pelas mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos com vida sexualmente ativa. Se o resultado do exame for negativo por dois anos seguidos, a mulher pode fazê-lo de 3 em 3 anos.

Outras informações, confira em: http://www.saude.mg.gov.br/saudedamulher

Por Pedro Ricardo