A Fundação Ezequiel Dias (Funed) depositou juntamente com os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) das Universidades Federais de São João Del Rey (UFSJ) – Campus Divinópolis, Ouro Preto (UFOP) e Minas Gerais (UFMG), a patente de um projeto de pesquisa que envolve compostos sintéticos inibidores de deacetilase de histonas (HDAC), composições farmacêuticas, processos de preparação e uso. A patente foi depositada no dia 21 de setembro deste ano, no Instituto Nacional de Proteção Industrial (INPI).

De acordo com a pesquisadora Luciana Silva, do Serviço de Biologia Celular, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, as histonas são proteínas que fazem parte da estrutura do DNA da célula. Quando estas estruturas sofrem uma deacetilação, acontece uma reação química que atrapalha a função do DNA.

Um composto químico inibidor da enzima que realiza a deacetilação foi patenteado por uma equipe multidisciplinar que envolve a Funed e as demais ICT’s. A enzima pode vir a ser um produto terapêutico para o câncer. A pesquisadora explica que, “no futuro, um paciente com câncer, por exemplo, pode precisar de um inibidor de diacetilase para melhorar a sua sobrevida, dependendo do tipo de tumor; pois o composto patenteado inibe a ação dessa enzima, que está envolvida em diversos processos patológicos como o câncer”.

Pesquisas

Luciana Silva esclarece que o próximo passo será estender os estudos, realizando mais ensaios biológicos, especialmente com pesquisas pré-clínicas em animais. Todos os trabalhos serão conduzidos pela equipe multidisciplinar composta pela Funed e as ICT’s, e envolvem a síntese de moléculas, a caracterização estrutural e ensaios biológicos.

Por Assessoria Funed