Com o início do período chuvoso no Norte de Minas, a Regional de Saúde de Montes Claros iniciou, nesta semana, um trabalho de intensificação das ações de enfrentamento aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A mobilização abrange os 53 municípios que integram a área de atuação da Regional. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (26/9), durante reunião do Comitê de Combate à Dengue, e envolve a participação de referências técnicas em diversas áreas da saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

O coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Montes Claros, Valdemar Rodrigues dos Anjos, ressalta a importância dos municípios ficarem atentos à eliminação precoce de focos do mosquito Aedes aegypti, a fim de que sejam reduzidas as possibilidades de ocorrência de surtos das doenças. “Quanto antes os municípios iniciarem as atividades de delimitação de foco, mais eficaz será o controle da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. E, devido à ocorrência das primeiras chuvas na região, é preciso aumentar o nível de alerta nos municípios. A alta umidade do ar, aliada às altas temperaturas, cria um ambiente propicio à proliferação de insetos e mosquitos”, ressalta Valdemar Rodrigues.

Outro ponto de atenção é o atendimento aos pacientes com suspeita das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Regional de Saúde alerta os municípios quanto ao trabalho realizado nas unidades de Atenção Primária à Saúde que, no primeiro momento, são responsáveis pelo atendimento da população. É necessário que os profissionais envolvidos realizem uma abordagem adequada, notificando os casos e encaminhando ao setor de vigilância ambiental, possibilitando assim atividades de controle do vetor no local de provável transmissão da doença.

Neste ano, os núcleos de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) e de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (NUVEAST) já realizaram vários encontros de capacitação das equipes municipais, orientando os agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde a intensificarem suas ações de controle do Aedes aegypti de forma eficiente e alinhada.

Notificações

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado dia 21/9 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), neste ano, Minas Gerais registrou 523.590 casos prováveis de dengue e 229 óbitos. No Norte de Minas, até o momento, não foi registrada a ocorrência de óbito por causa da dengue.

Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico, já foram notificados 818 casos prováveis de Febre Chikungunya em todo o Estado e 15.130 casos prováveis de Zika Vírus, sendo 232 notificações registradas em 14 municípios do Norte de Minas.

Por Pedro Ricardo