Entre os dias  20 e 23 de setembro referências técnicas da área da saúde participaram da oficina para formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB.

O evento, que aconteceu no auditório da Regional de Saúde de Pouso Alegre, teve como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais,  com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, amamentação complementar e a introdução da  alimentação  saudável em tempo oportuno para crianças menores de dois anos,  no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Crédito: Lisanea Maria Ferreira Cavalcante

O Superintendente Regional de Saúde de Pouso Alegre, Luis Augusto de Faria Cardoso, realizou a abertura do evento, que contou com a presença de  referências técnicas da Diretoria de Promoção à Saúde e da Coordenadoria Estadual da Saúde da Mulher, do Nível Central.

A Oficina vem retomar a formação de tutores da EAAB  iniciada em 2014, neste momento  sendo capacitados  técnicos dos Núcleos de Atenção Primária e de Rede de Atenção à Saúde das Unidades Regionais de Saúde de Alfenas, Barbacena, Divinópolis, Juiz de Fora, Leopoldina, Passos e Ubá.

Segundo a referência Técnica da Regional Pouso Alegre, Nilza Reis Hermenegildo, “o evento foi um sucesso principalmente com relação ao compromisso firmado com estes profissionais de replicar o aprendizado junto aos municípios jurisdicionados à sua  respectiva Regional de Saúde”, disse.

Por Lisanea Maria Ferreira Cavalcante