O retrato da violência no trânsito no Brasil mostra um impacto trágico na vida das pessoas. As estatísticas revelam o elevado número de acidentes no país e a psicologia tem o papel de interagir e de contribuir neste processo, promovendo a preparação e formação de cidadãos mais conscientes nas rodovias e vias urbanas.

Este é o grande desafio que será tratado no seminário “Contribuições da Psicologia do Trânsito no Brasil e no Mundo: Mitos, Verdades e Oportunidades”, organizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG) e pelo Conselho Federal de Psicologia, durante a Semana Nacional de Trânsito 2016.

Na manhã de terça-feira (20/09), especialistas da UNESP, UFMG e FUMEC, vão realizar palestras e debater sobre os desafios e as perspectivas do psicólogo que atua no trânsito no Brasil e no mundo, além de discutir aspectos relacionados à atuação para a prevenção da violência no trânsito e a interação e contribuição da psicologia e de outras disciplinas para a melhoria deste cenário. 

Psicologia do trânsito

A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento das ciências humanas que investiga os comportamentos das pessoas no trânsito, os fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes, que os provocam ou podem alterar o desempenho de condutores e pedestres.

No Brasil, a psicologia aplicada ao trânsito começou na década de 1930, ao atuar na seleção dos futuros profissionais das ferrovias em São Paulo. Com o crescente processo de urbanização e a opção pelas rodovias como principal via de transporte de bens, serviços e pessoas, houve o avanço da indústria automobilística e, com ele, o aumento da demanda por segurança e qualificação na formação dos condutores profissionais e amadores.

Paralimpíadas

Pesquisa do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB) aponta que ao menos 50 paratletas integrantes da delegação do país, ou seja, 18% do total, foram vítimas de colisão de veículos ou atropelamentos em ruas e estradas. Assim, a equipe paralímpica brasileira, tem entre os seus representantes, homens e mulheres que foram atingidos pela dura realidade do trânsito brasileiro.

De acordo com informações preliminares do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), somente em 2014, foram registradas 43.075 mortes por colisão ou atropelamentos no país.

SERVIÇO
Seminário: “Contribuições da Psicologia do Trânsito no Brasil e no Mundo: Mitos, Verdades e Oportunidades”
Dia: 20/09 (terça-feira)
Hora: 08h30 às 12h30
Local: Auditório do DER/MG – Av. dos Andradas, 1.120.
Inscrições: no site do DER/MG (www.der.mg.gov.br) ou no link: www2.pol.org.br/inscricoesonline/seminariodermg/ 


PROGRAMAÇÃO
08h - Recepção, credenciamento e café de boas vindas
08h30 - Abertura
09h - Desafios e perspectivas na atuação do Psicólogo do Trânsito no Brasil e no Mundo - Prof. Dr. Hugo Ferrari Cardoso (UNESP/Bauru)
09h45 - É possível prevenir a violência no trânsito? - Profª Drª Elza Machado de Melo (UFMG)
10h30 - A abordagem transdisciplinar na prevenção da violência no trânsito - Prof. Mestre Ronaro Ferreira (FUMEC/BHTRANS)
11h15 - Debate
12h30 - Encerramento

 

Por Jornalismo DER-MG