Nesta terça-feira (13/09,) a Regional de Saúde de Varginha promoveu uma reunião para discutir o alinhamento dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi direcionado aos municípios com Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE's) implantados, sendo eles: Baependi, Caxambu, Cruzília, Elói Mendes, Lambari, Lavras, São Lourenço, Três Corações e Três Pontas e Varginha, e contou com a presença de referências técnicas dos Hospitais e coordenadores de Epidemiologia dos municípios.

O encontro foi organizado por Monique Borsato, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional Varginha, e contou com o apoio de Mírtis Mendonça e Taís Cristina, referências técnicas do Núcleo de Epidemiologia da regional.

Crédito: Assessoria de Comunicação / SRS Varginha

A coordenadora Monique Borsato iniciou a reunião falando sobre a importância da Integração das Práticas de Vigilância no Âmbito Hospitalar, que vem para aproximar a Vigilância Epidemiológica Municipal, a Atenção Básica e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Posteriormente, ela trouxe uma experiência exitosa da Regional de Saúde de Varginha, que foi movida pela sensibilização e capacitação dos profissionais na formação desses núcleos, possibilitou assim a implantação de mais dez NHE´s na região.

Na ocasião, foi apresentado um breve histórico sobre o Núcleo de Vigilância Epidemiológica no Âmbito Hospitalar, as Portarias Vigentes e o papel do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Monique Borsato abordou, ainda, as atribuições dos núcleos. “A integração da rede Hospitalar com a Vigilância Epidemiológica é importantíssima e o núcleo é um facilitador para tornar a Vigilância mais ativa e oportuna às demandas”, ressaltou.

A coordenadora concluiu o encontro abordando os aspectos facilitadores e dificultadores da implantação do NHE, segundo critérios da Regional de Saúde de Varginha, e distribuiu um questionário para que cada representante dos municípios debatesse sobre a integração e sobre os problemas e dificuldades dos hospitais. A previsão é que uma nova reunião ocorra no mês de novembro.

Por Tânia Corrêa