Entre os dias 1 e 5 de agosto a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena está promovendo o Curso de Atualização para o Trabalhador da Sala de Vacinação. Voltado para profissionais de enfermagem dos municípios, o treinamento é realizado com base no protocolo atualizado do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

01 7

O objetivo é promover a capacitação, atualização e aperfeiçoamento do trabalhador da sala de vacinação e o conteúdo será ministrado ao longo de 40 horas durante a semana. O curso tem como enfoque o preparo, conservação e administração dos imunobiológicos, conforme calendários oficiais, bem como planejamento, monitoramento e avaliação das atividades. “Se nós olharmos toda a tecnologia que nós temos na área da saúde, a vacina e os imunobiológicos representam a tecnologia mais avançada e eficaz do setor saúde. Devemos reconhecer e valorizar o setor de vacina e o importante trabalho nele realizado que impacta na vida de todos”, afirmou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS de Barbacena, Silvania Roman.

A programação abrange temas como garantia de vacinação segura, preparação e administração de imunobiológicos, sistemas de informação do Ministério da Saúde e planejamento e avaliação da vacinação. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) mantém na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) as vacinas indicadas nos três calendários de vacinação – da criança, do adolescente e do adulto/idoso – e também no calendário para a população indígena. Segundo informações do Ministério da Saúde, o PNI tem crescido muito e vem incorporando novas vacinas e ampliando os grupos de população a vacinar.

Por Priscila Rezende