A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), através dos Núcleos de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, participou ontem (11-07), em conjunto com equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espirito Santo (DSEI Governador Valadares), do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (IDENE) e da secretaria executiva do Fórum Regional Vale do Rio Doce, de uma visita técnica a aldeia indígena Krenak, em Resplendor, no leste de Minas.

Crédito: Frederico Bussinger.

O objetivo foi verificar in loco a situação hídrica e a qualidade da água que está sendo fornecida para aquela comunidade pelas empresas Samarco e Vale e quais projetos de captação de água eles tem para a região. Essas empresas ficaram responsáveis, desde o ano passado, pelo fornecimento de água após o rompimento da barragem em Mariana e consequente desastre ambiental do Rio Doce, ocorrido ano passado .

A tribo Krenak que reúne 418 indígenas das aldeias Atorã, Krenak, Nakreré, Naknenuk , Takruk e Watu dependem, como também a população do município de Resplendor, da captação da água do rio doce para consumo humano e no caso da comunidade, também para criação de gado. A crise hídrica ficou ainda mais grave pelo fato do Rio Eme que corta a Aldeia, estar quase seco.

Após visita aos locais e discussão entre as equipes do Estado e da União, ficou decidido que será promovida uma reunião ampliada, primeiramente com os representantes indígenas e depois entre todos os órgãos envolvidos, visando a formulação de uma proposta de projeto que garanta o fornecimento permanente de água para a aldeia .

“Vamos aproveitar esse momento rico aqui de discussão para propor um encontro de órgãos estaduais e federais, para o desenvolvimento de um projeto não paliativo, mas estruturante, seja através de construção de barragem ou recuperação das nascentes, que venha dar condições de sustentabilidade e garantia do acesso á agua para esta comunidade indígena”, afirmou o secretário executivo do Território Vale do Rio Doce, Fábio Fernandes Brasileiro.

O representante da tribo Krenak e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Resplendor, Marcelo Batista Santana ressaltou a necessidade de apoio a comunidade.” A nossa realidade todo mundo conhece e por isso quanto mais forças nos ajudando será melhor e importante para as aldeias”, concluiu.

A visita técnica contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental da SRS-GV, Alice Rodrigues de Matos, da referência técnica de Saúde Indígena da SRS-GV, Maria da Penha Ferreira Machado, do diretor IDENE, Marcos Gobira, do assessor técnico do IDENE, Márcio Rodrigues, do chefe do SESAN/DSEI ,Helvécio Matos Cezar, da coordenadora de Atenção Primaria à Saúde de Resplendor, Ana Paula, entre outros representantes.

Por Frederico Bussinger