Foi realizada, na Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), nesta quarta-feira (22/06), reunião intitulada “Comitês de Prevenção de Óbitos Maternos, Fetais e Infantis: Reorganização e Fortalecimento”. A ação, que reuniu referências municipais de investigação de óbito, Coordenadores de Atenção Primária, Vigilância em Saúde e Epidemiológica de 50 municípios, teve como objetivo repassar as novas diretrizes e legislações para implantação e funcionamento dos comitês, nos âmbitos hospitalares, municipais e regionais. Na oportunidade, foram definidos os fluxos documentais e também as atribuições dos comitês, que possibilitarão agilidade no processo e cumprimento do prazo de 120 dias para conclusão de investigação.

Crédito: Tânia Corrêa

“Desta forma, esperamos superar as dificuldades enfrentadas, sobretudo com a classificação de evitabilidade dos óbitos e o norteamento das ações de prevenção, atingindo, assim, o objetivo primordial dos comitês”, ressaltou Mabelle Nogueira, referência técnica do Núcleo de Gestão Regional. Os comitês microrregionais e o regional contarão com referências técnicas da área de Epidemiologia, Sanitária, Atenção Primária, Redes de Atenção à Saúde e Núcleo de Gestão Regional, que também estiveram na reunião, colaborando na orientação das referências. “Espera-se que a integração interna seja seguida também pelos municípios, para o enriquecimento das discussões”, destacou Alessandra Baroni, Referência do Programa Saúde da Mulher na SRS Varginha.

Foram, ainda, apresentados dados com série histórica de 2010-2016, quanto ao número de óbitos ocorridos e investigados, os indicadores de mortalidade, os municípios que têm atingido 100% de investigações no sistema de informação SIMWEB e resultados positivos alcançados. Um exemplo foi o município de Aiuruoca, onde a taxa de mortalidade infantil, por mil nascidos vivos, caiu de 23,26 e 28,04 nos períodos 2000-2004 e 2005-2009, respectivamente, para 3,70, no período 2010-2014 .

Por Tânia Corrêa