O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena promoveu, nesta quarta-feira (08/06), uma oficina sobre Promoção da Saúde para representantes dos municípios de abrangência da regional.

A oficina teve seu conteúdo embasado nas diretrizes da Resolução SES/MG nº 5.250/2016 que institui a Política Estadual de Promoção à Saúde no âmbito do Estado de Minas Gerais e as estratégias para sua implementação. Além de apresentar a resolução e a política estadual, a oficina teve por objetivo orientar os representantes dos municípios para a implantação ou implementação dos Planos Municipais de Promoção da Saúde.

01 6

A coordenadora do NAPRIS da SRS Barbacena, Ana Waldemira Dornelles, esclareceu que a Promoção da Saúde abrange os eixos de alimentação saudável, atividade física e educação em saúde, e estes eixos serão trabalhados dentro do plano municipal. “Estamos orientando para que os municípios trabalhem com os indicadores que são os de atividades físicas para a população, atividades coletivas de educação em saúde junto à comunidade, implementação do Saúde na Escola, realizar registro do consumo alimentar de crianças menores de 2 anos e realizar o acompanhamento das condicionalidades de saúde da família”, explicou a coordenadora.

Promoção da Saúde

A Resolução SES/MG nº 5.250/2016 estabelece que a Promoção da Saúde constitui-se como uma estratégia de articulação transversal na qual um conjunto de intervenções, individuais, coletivas e ambientais, é responsável pela atuação intersetorial sobre os determinantes sociais da saúde. O objetivo é estabelecer mecanismos para a redução da vulnerabilidade e das desigualdades e visa o empoderamento social como forma de fomentar indivíduos e comunidades ativos sobre a produção de sua saúde.

Por Priscila Rezende