Nesta sexta-feira (03/06), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou oficina de Implementação da Política de Promoção à Saúde (POEPS), de acordo com a Resolução SES/MG N°5.250, de 19 de Abril 2016. Participaram do evento referências técnicas que atuam na atenção primária e na vigilância em saúde da Macrorregião Triângulo Sul.

A referência técnica regional em Promoção à Saúde, Andreza Cristina Machado, apresentou a política e falou sobre o modelo de financiamento e o Plano Municipal de Promoção da Saúde, que deverá ser elaborado a partir de agora. “O objetivo do plano é que ele ajude no cumprimento das metas estabelecidas pela POEPS e seja incluído no Plano Municipal de Saúde”, frisou Andreza Cristina.

Crédito: Sara Braga

De acordo com o guia de implementação e monitoramento da política estadual de promoção à saúde, elaborado pela SES-MG, a Política Estadual de Promoção da Saúde (POEPS) iniciou-se com a instituição do Grupo de Trabalho para a elaboração dessa, em 15 de outubro de 2015. O grupo de trabalho foi responsável por definir a metodologia de elaboração e sistematização dos resultados.

As metas da POEPS incluem práticas corporais e/ou atividades físicas para a população, além de atividades coletivas de educação voltadas para Promoção da Saúde, implementação do Programa Saúde na Escola (PSE), realização do registro do formulário de marcadores de consumo alimentar de crianças menores de 2 anos no SISVAN Web e realização do acompanhamento das condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família (PBF).

Por Sara Braga