Nestas quinta e sexta-feira (02 e 03/06), referências técnicas dos 35 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço participaram de uma capacitação acerca das diretrizes e prioridades da área de Saúde do Trabalhador. O encontro foi promovido em Ipatinga pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano, por meio de seu Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

A capacitação foi coordenada pela referência técnica em Saúde do Trabalhador da SRS de Coronel Fabriciano, Michelle Cristina Batista e Silva, que informou sobre a necessidade de aumentar as investigações e notificações de acidentes de trabalho, além de cumprir as metas da resolução SES-MG Nº4. 970/2015, na área de abrangência da SRS de Coronel Fabriciano. “No momento, as equipes municipais encontram muitas dificuldades em realizar essas atividades, e necessitam sempre capacitação para que as dúvidas sejam sanadas, e para que o programa funcione bem em nosso municípios”, ressaltou Michelle.

DSC 1738

A capacitação abordou através de palestras os temas contidos nas portarias GM Nº 204 de 17 de fevereiro de 2016 e GM Nº 205 de 17 de fevereiro de 2016, e nas resoluções SES/MG Nº 3.244 de 25 de abril de 2012, SES/MG Nº 4.970 de 21 de outubro de 2015 e SES/MG Nº 4.970, de 21 de outubro de 2015. Foi ressaltada também a importância da notificação dos agravos em saúde do trabalhador, por meio do Sistema de Informação dos Agravos de Notificação (SINAN), bem como sobre o problema da subnotificação.

Segundo Michelle, o objetivo da Politica de Saúde do Trabalhador é a promoção e proteção da saúde do trabalhador, por meio do desenvolvimento de ações de vigilância dos riscos presentes nos ambientes e nas condições de trabalho, bem como a organização e a prestação da assistência aos trabalhadores, compreendendo procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de forma integrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Flávio Samuel