A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH)  realizou na manhã desta sexta-feira, 03/06,  o III Fórum Perinatal da Região Ampliada de Saúde Centro. Participaram profissionais da saúde que atuam nas maternidades dos municípios que pertencem à Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas e da Gerência Regional de Saúde de Itabira. O evento ocorreu no auditório do Ministério da Saúde.

Crédito: Alessandra Maximiano

Apresentando experiências exitosas e trocando informações, os participantes conversaram sobre diversos assuntos como os Centros de Partos Normais e as estratégias para se garantir um parto mais humanizado para as mulheres. Durante o evento também foi destacado as boas práticas obstétricas e neonatais com ênfase de que um bom parto começa sempre com um ambiente adequado para a futura mamãe e seu bebê.

A vinculação para a atenção ao parto na região ampliada de saúde centro também foi um dos assuntos que entraram em discussão. Para a enfermeira da maternidade regional do município de Ibirité, Priscila Fantaguzzi, o encontro foi uma oportunidade para conversar sobre os modelos adotados nas maternidades. “Cada maternidade vive um cotidiano e um momento diferente. O diálogo realizado aqui hoje contribui para o crescimento, melhoria, desenvolvimento e fortalecimento para a implantação de um parto mais humanizado”, disse.

No final do fórum os participantes também foram informados sobre o Boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de dengue,  chikungunya e zika, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Devido aos casos de zika entre as gestantes os profissionais foram orientados a consultar o material que pode ser acessado por meio do site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG): www.saude.mg.gov.br

O próximo fórum tem como data prevista de realização o dia 11 de agosto.

Por Alessandra Maximiano