Nesta quinta-feira (02/06), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza oficina para estruturação da Resposta Estadual às Emergências em Saúde Pública, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O objetivo é discutir ações de enfrentamento a desastres, em especial situações de inundação, junto às Regionais de Saúde diretamente envolvidas nos Jogos Olímpicos, com maior densidade populacional ou que sejam sede de laboratórios macrorregionais. Participam das discussões gestores e técnicos do nível central SES-MG, Regionais de Saúde envolvidas, Fundação Ezequiel Dias (FUNED), Centro de Informações e Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Para ver a galeria de fotos da reunião, clique aqui.

Crédito: Marcus Ferreira

De acordo com o Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Rodrigo Said, a oficina deverá construir um protocolo de ação para casos de emergência e desastre. “As Regionais de Saúde serão capacitadas para situações de emergência, com a formulação de um protocolo e a implantação de Salas de Situação. Estas salas serão responsáveis pelo monitoramento e atuação em situações de emergência em saúde pública, como casos de inundação e desastres envolvendo múltiplas vítimas”, explica.

A redução dos impactos dos desastres sobre a saúde da população é uma função essencial do Sistema Único de Saúde (SUS). As inundações, por exemplo, podem gerar graves impactos à saúde pública, como aumento do risco de contaminação da água e dos alimentos e de acidentes com animais peçonhentos, além do aparecimento de doenças infecciosas.

Por meio da estruturação de um plano de ação para estes casos será possível monitorar e detectar as situações de emergência com mais rapidez e realizar a aquisição prévia de equipamentos, materiais, insumos e medicamentos necessários para a rápida atuação em situações de desastre. A oficina para a estruturação da Resposta Estadual às Emergências em Saúde Pública continua a acontecer nesta sexta-feira (03/06), em Belo Horizonte. A previsão é que novas oficinas sejam realizadas nos meses de agosto e setembro e que profissionais das Regionais de Saúde também recebam treinamento de campo.

Por Jéssica Gomes