Nesta terça-feira (31/05) o município de Barbacena promoveu a inauguração de três novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Funcionários, Vilella e Nova Suíça. As solenidades contaram com a presença do Superintendente Regional de Saúde, Robson Vidigal, e autoridades do município representantes da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal.
Crédito: Priscila Rezende
As unidades são do “Tipo 3”, que abrangem 3 equipes de Saúde da Família e 3 equipes de Saúde Bucal. As UBS dos bairros Funcionários e Vilella foram contempladas na resolução SES-MG nº 1904/2009 na qual que foi previsto o investimento de R$420 mil reais pelo Estado para cada unidade. Já a UBS do bairro Nova Suíça teve seu orçamento previsto em R$500 mil reais na resolução SES-MG nº1342/2007. De modo a complementar os custos das unidades, há ainda a adição de contrapartida por parte do município.

De acordo com informações da Prefeitura de Barbacena, cada unidade terá a capacidade de atender cerca de 12 mil pacientes por mês, oferecendo atendimento clínico, vacinação, serviços de curativos, pré-natal, atendimento a grupos de hipertensos e diabéticos, e demais atividades envolvidas pelo Programa de Saúde da Família nas comunidades locais.

Durante a solenidade, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, destacou os investimentos do governo do estado de Minas Gerais na Saúde, especialmente na Atenção Primária. “Hoje tive a satisfação de participar e dar início ao funcionamento destas três Unidades Básicas de Saúde. Gostaria de colocar o compromisso assumido pelo Governo de Minas desde o início dessa gestão, de priorizar os investimentos na saúde, principalmente da Atenção Primária. E também destaco o trabalho da equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde tem se empenhado em garantir no orçamento quase o dobro dos recursos que antes eram gastos com a saúde na Atenção Primária. E isso é um grande avanço, traz um recado direto de um compromisso que é honrado pelo governador do estado. E nós, enquanto Secretaria de Estado de Saúde temos trabalhado de forma muito próxima e coesa com a Secretaria Municipal de Saúde”, enfatizou o Superintendente Robson Vidigal.

Por Priscila Rezende