Nesta terça-feira (24/05), a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu o Encontro das Referências Técnicas Municipais em Saúde do Trabalhador. O superintendente da SRS Juiz de Fora, Oleg Abramov, realizou a abertura do evento, ressaltando a importância do tema. Na ocasião, Oleg elencou as ações que estão sendo implementadas pelo Estado, visando ao fortalecimento da vigilância nos ambientes de trabalho, a fim de minimizar os agravos de doenças. As medidas, segundo o superintendente, têm como objetivo orientar os municípios para que os mesmos possa dar continuidade às ações preventivas, maximizando assim a proteção da Saúde dos Trabalhadores.

O encontro contou com a participação da socióloga Ivone Garcia, diretora Administrativa do DSAT-JF (Departamento de Saúde do Trabalhador de Juiz de Fora) e referência Técnica do CEREST (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador). A palestrante abordou o histórico da Saúde do Trabalhador, a implantação do CEREST, bem como as ações de assistência desempenhadas pelo centro em prol dos trabalhadores residentes nos municípios da Regional de Juiz de Fora.

A referência Técnica Regional em Saúde do Trabalhador, Schirley Santana, falou sobre a importância da notificação dos agravos em saúde do trabalhador, por meio do SINAN (Sistema de Informação dos Agravos de Notificação), bem como sobre o problema da subnotificação, sobre a resolução 4.970/2015 da SES-MG, Institui incentivo financeiro complementar para a execução de ações de saúde do trabalhador, nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – Regionais (CERESTS Regionais) de Minas Gerais.

Ao final do encontro, foram sugeridos encontros mensais para fortalecimento das políticas de saúde do trabalhador, possibilitando assim maior integração entre o CEREST, SRS-JF e os municípios da regional. Foi também sugerida a criação da CIST (Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador) regional, bem como qualificação técnica para as novas referências municipais, para uma vigilância constante, precisa e preventiva. O próximo passo, também mencionado durante o encontro, será a realização de um seminário, que tem por objetivo qualificar as referências técnicas municipais e conscientizar a população. O seminário terá a parceria da Diretoria Estadual em Saúde do Trabalhador.

Por Jornalismo SES-MG