Representantes dos Núcleos de Vigilância Sanitária dos 31 municípios de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena participam nesta semana de capacitação sobre inspeções em hospitais. O encontro é promovido pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (VISA) da SRS Barbacena, no intuito de alinhar orientações técnicas, diretrizes, legislações e documentações pertinentes ao tema.

Crédito: Priscila Rezende

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Barbacena, Daniela Evangelista, o objetivo da capacitação é alinhar e melhorar a conduta, bem como apresentar as principais resoluções relativas às inspeções em hospitais. “Nesta segunda-feira (23/05) iremos repassar conceitos importantes, um pouco sobre risco sanitário, preenchimento correto de formulários do SUS, orientações sobre nossa postura durante uma inspeção, e depois falaremos um pouco sobre cada resolução pertinente”, afirmou a coordenadora.

Na abertura do evento, o Superintendente Regional de Saúde, Robson Vidigal, enfatizou a importância da capacitação como um momento de aproximação e alinhamento entre estado e municípios. “Esse é um momento importante em que trazemos os representantes dos municípios para um diálogo, de modo que possamos estreitar e afinar as condutas para as inspeções em hospitais e provocar uma boa divisão do nível estadual com o nível municipal nos serviços prestados pelas instituições de saúde”, destacou o superintendente.

O conteúdo programático da capacitação abrange questões como: risco sanitário, conduta e perfil do fiscal sanitário, orientações para as inspeções, transporte adequado de material biológico, boas práticas em serviços de saúde para segurança do paciente, estrutura física, processos de trabalho, UTI neonatal, setores de urgência e emergência, hemoterapia, entre outros.

Por Priscila Rezende