Dezenas de motoristas que constantemente trafegam pela BR-135 cortando o Norte de Minas em direção às regiões Nordeste e Centro/Sul do país, participaram nesta quarta-feira, 18/05, do 2º Comando de Saúde nas Rodovias promovido pelo Ministério da Saúde e Polícia Rodoviária Federal. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS).

Crédito: Pedro Ricardo

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do transporte (Sest/Senat) também foram parceiros na realização do 2º Comando de Saúde nas Rodovias, assim como o Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER) e o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Montes Claros.

Em todo o país mais de 3 mil motoristas tiveram a oportunidade de ter acesso a exames psicológicos, médicos, aferição de pressão, de acuidade visual, além de terem recebido orientações sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros. Técnicos da SRS de Montes Claros e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador distribuíram materiais educativos e orientaram motoristas nas áreas de imunização; doenças não transmissíveis e promoção da saúde; doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids); hepatites virais; vigilância da tuberculose; saúde do homem; atenção básica em saúde, entre outros.

Já técnicos do Centro de Controle de Zoonoses repassaram aos motoristas informações sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zika Vírus.

A referência técnica em saúde do trabalhador na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Rita de Cássia Rodrigues destaca a importância da realização dos comandos de saúde nas rodovias lembrando que os motoristas ao fazerem acompanhamento periódico estarão prevenindo acidentes graves e fatais e, consequentemente, minimizando os impactos de morbi-mortalidade (óbitos e sequelas graves) dessa classe de trabalhadores, bem como de toda população as quais sofrem consequências.

Devido às peculiaridades, Rita Rodrigues lembra que os males que mais acometem os motoristas são: hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares pelo fato de ficarem muito tempo sem praticar alguma atividade física e de não terem constância na manutenção de uma alimentação saudável.

Já a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes frisa que a realização dos comandos de saúde nas rodovias são importantes pelo fato de atingir um público difícil de ser alcançado pelas campanhas de saúde.

“Pelas características diferenciadas da profissão os motoristas estão sempre se deslocando para várias regiões do país e acabam tendo pouco acesso a diversas campanhas desenvolvidas pelos serviços de saúde. A iniciativa do Ministério da Saúde e da Polícia Rodoviária Federal proporcionam à Secretaria de Estado da Saúde a oportunidade de difundir diversas informações que são fundamentais para garantir aos motoristas uma melhor qualidade de vida e acesso facilitado aos serviços de saúde mantidos pelo SUS”, observa Patrícia Guimarães

Motoristas aprovam

Vários motoristas que participaram do 2º Comando de Saúde nas Rodovias avaliaram como sendo positivo o projeto implementado pelo Ministério da Saúde e Polícia Rodoviária. Um deles foi Milton Alves Teixeira, residente em Belo Horizonte mas que, duas vezes por semana trafega pela BR-135 transportando diversos tipos de mercadorias. “Fui bem avaliado nos exames médicos, mas entendo que trazer para as rodovias serviços de saúde para atendimento dos motoristas é muito importante. Muitos não têm tempo para cuidar da saúde com frequência e as orientações recebidas são uteis para nos mantermos alertas quanto à nossa qualidade de vida”, observou Milton Alves.

Outro motorista que também aprovou a realização dos comandos de saúde nas rodovias foi o cearense, Cícero Antônio Domiciano. Apesar de viajar poucas vezes no ano entre São Paulo e Ceará para visitar familiares, Cícero entende que os comandos de saúde nas rodovias possibilitam atender demandas de muitos motoristas que passam a maior parte do ano nas estradas. “Iniciativas como estas só contribuem para os motoristas se conscientizarem da necessidade de terem uma assistência médica mais frequente, o que lhes garantirá mais anos de vida e com mais saúde”, ressaltou o cearense.

Por Pedro Ricardo