Com o objetivo de atualizar os conhecimentos de profissionais da área de saúde sobre o manejo e tratamento da Influenza, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) realizou nesta sexta-feira (13/05), treinamento voltado à participação de médicos que trabalham em 53 municípios do Norte de Minas. O treinamento foi realizado no auditório do Hospital Universitário Clemente de Faria e foi ministrado pela médica infectologista, Cláudia Biscotto.

A médica destacou a importância de realização do treinamento levando-se em conta a necessidade dos profissionais de saúde adotarem as mesmas condutas para o manejo e tratamento dos casos de Influenza. "A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pode ter várias causas e não somente a Influenza A (H1N1). Por isso os médicos precisam estar atentos ao diagnóstico correto da doença, visando evitar criar pânico na população", observou Cláudia.

FOTO 2

Durante o treinamento foram repassadas informações aos médicos sobre os procedimentos para coleta de amostras e encaminhamento para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. A adoção de procedimentos adequados visam contribuir para que a investigação dos casos suspeitos de SRAG por Influenza tenham êxito e contribuam para identificar o sorotipo circulante na região.

Presente na capacitação, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão explicou que o treinamento foi exclusivo para médicos, uma vez que teve como foco o repasse de orientações sobre o protocolo do Ministério da Saúde voltado para o manejo e tratamento de pacientes suspeitos de terem contraído Influenza. Após o treinamento os médicos deverão repassar as informações para os demais profissionais de saúde dos seus respectivos municípios.

Alinhamento

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, destaca a importância da atualização de informações envolvendo os profissionais que trabalham no atendimento direto da população, levando-se em conta que a SRAG por Influenza se constitui em agravo que tem ocasionado a morte de pessoas em várias regiões do país. "O alinhamento de informações é fundamental para que a Secretaria de Estado de Saúde e os médicos adotem os mesmos procedimentos visando garantir o atendimento da população, tratamento e acompanhamento dos pacientes que porventura venham a ser acometidos pela Influenza", frisou Patrícia.

Campanha

A Campanha de Vacinação contra a Gripe prossegue em todo o país até o próximo dia 20 de maio. Em Minas Gerais a meta é vacinar 80% do público prioritário, estimado em cerca de 5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários são pessoas com idade superior a 60 anos; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas. A vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde de todo o Estado.

Por Pedro Ricardo