Atendendo solicitação do município de Itamarandiba, a equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, através dos núcleos de Mobilização Social e Epidemiologia, realizou nesta semana (09 a 13/05) visita ao município. O objetivo do foi avaliar o aumento no número de casos de dengue na cidade que, de acordo com último Boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é de 799 casos.

Crédito: SRS-Diamantina

A primeira ação dessa visita foi um bate papo ao vivo na Rádio Comunitária local. Participou desse encontro a coordenadora de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do município, Aída Gusmão, o técnico da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) Ogsmar Geraldo Alcântara, e a referência em Mobilização Social em Saúde da SRS Diamantina, Rita Silva. No bate-papo, o técnico Ogsmar pediu apoio da comunidade, e fez um alerta para que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima em caso de suspeita da doença. Também presente, Aida falou da importância da cooperação de todos, não apenas da Prefeitura, no enfrentamento ao Aedes aegypti, e destacou a responsabilidade de cada cidadão com a limpeza de seu próprio espaço doméstico. Atualmente, os maiores focos do mosquito no município são provenientes do armazenamento inadequado de água.

Durante a visita técnica foi oferecida ainda uma capacitação para todos os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde do município. A equipe técnica da SRS Diamantina abordou a importância das notificações, uma vez que essas nortearão as ações a serem trabalhadas, pensando numa metodologia adequada no intuito de mudar o perfil epidemiológico do município. Também foram realizadas palestras no Centro de Referência de Assistência Social, escolas do município, espaços de orações, reunião de associações, entre outros.

Durante toda a visita técnica, a equipe da SRS Diamantina contou com a colaboração e parceria da equipe de Vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que se deslocaram junto com a equipe para as comunidades no intuito de conseguir atingir o maior número possível de pessoas.

Por SRS Diamantina