Nesta terça e quarta-feira (10/05) e (11/05), a Regional de Saúde de Ubá, por meio dos Núcleos de Redes de Atenção à Saúde, Atenção Primária e Regulação, realiza na Faculdade Governador Ozanam Coelho, uma capacitação sobre o SISCAN-WEB (Sistema de Informação do Câncer), que substituirá os sistemas SISCOLO e SISMAMA a partir de julho de 2016.

A capacitação teve início às 8h da manhã e contou com a participação da Equipe da Regional de Saúde de Ubá composta por Maria Célia Gressi, Referência em Saúde da Mulher, Eduardo Duarte, Núcleo de Regulação, e Ana Amélia Dias, Núcleo de Atenção Primária, que ministraram o curso.

Crédito: Tainara Martinho

De acordo com Maria Célia, a capacitação é fundamental para fortalecer as ações de controle e prevenção destes cânceres. “Por meio dos relatórios, o gestor pode conhecer a distribuição dos exames de colo do útero e de mama para organizar o acesso à rede de serviços, contribuindo para a estruturação das redes de assistência à saúde e otimizando a utilização dos recursos” afirmou.

O objetivo principal do Sistema é a inserção dos registros de cânceres em cada município, tendo como meta o monitoramento do prazo para o primeiro atendimento de cada caso (60 dias no máximo), a partir de laudo patológico confirmando diagnóstico.

Por Tainara Martinho