Neste sábado (30/04), foi "Dia D" de vacinação contra a Influenza, e todas as Unidades Básicas de Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni ficaram abertas das 08 às 17 h para imunização do público prioritário da Campanha.

No município de Teófilo Otoni, na Unidade Básica de Saúde do bairro São Cristóvão, o movimento foi intenso durante todo o dia. “Sempre tivemos um publico muito grande para ser vacinado em nossa unidade de saúde, e a expectativa para a campanha deste ano é muito grande; com certeza conseguiremos atingir a meta dos 80% preconizada pelo Ministério da Saúde”, afirmou a Coordenadora da UBS, Áglide Gomes.

Crédito: Augusto do Monte

A Superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Márcia Elizabeth Alves Otoni, reforçou o trabalho da SRS Teófilo Otoni no enfrentamento à gripe. "Preparamos durante 15 dias para o dia de hoje, e pela nossa supervisão nas unidades de saúde, percebemos que está tendo uma boa procura. Estamos caminhando para o enfrentamento da gripe, e com a população vacinada ficaremos mais tranquilos", ressaltou a Superintendente.

De acordo com a enfermeira do município de Teófilo Otoni, Martha Alves de Menezes, a expectativa é vacinar mais de 35 mil pessoas do grupo prioritário. "A campanha está transcorrendo normalmente, as pessoas tem procurado as Unidades Básicas de Saúde, e assim esperamos atingir todas as pessoas do grupo prioritário. Pedimos a todos que compareçam à Unidade de Saúde mais próxima até o dia 20 de maio, quando encerra a campanha, e tomem sua dose anual contra a gripe", ressaltou Martha.

Campanha Gripe

Neste ano, Campanha de Vacinação contra gripe da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem como inspiração os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tendo como slogan: "Contra gripe a vacina é campeã". O público alvo da campanha são as gestantes, idosos (acima de 60 anos), crianças na faixa etária de seis meses a menores de quatro anos, 11 meses e 29 dias, as puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, os povos indígenas, além de pessoas com doenças como diabetes, asma, bronquite e hipertensão. Esse grupo corresponde a 4.933.081 milhões de pessoas em Minas Gerais que poderão receber a vacina.

Por Lineu Cardoso