Durante a semana, a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS) recebeu representantes dos 37 municípios de sua jurisdição e prestadores (laboratórios) para a capacitação do Siscan-web. Este Sistema tem como objetivo unificar o cadastramento dos usuários aos sistemas WEB do Ministério da Saúde e é uma versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA), implantada em 30/10/2012.

O objetivo dessa ferramenta de gestão é fortalecer as ações de controle e prevenção destes cânceres, gerando dados que subsidiam o monitoramento e a avaliação. Por meio dos relatórios, o gestor pode conhecer a distribuição dos exames de colo do útero e de mama para organizar o acesso à rede de serviços, contribuindo para a estruturação das redes de assistência à saúde e otimizando a utilização dos recursos.

Crédito: Adriana Mendes

Pode também verificar a distribuição dos resultados dos exames e indicar auditorias quando necessário, qualificando os dados no sistema de informação. Por meio desses dados também é possível avaliar a qualidade dos exames por meio da análise comparativa do resultado de rastreamento e de seu resultado histopatológico e construir indicadores para acompanhar o desempenho do programa de controle destes cânceres e fazer análises temporal e espacial.

A capacitação teve início na terça-feira (26/04) e contou com a colaboração da Equipe do Nível Central da SES-MG composta por: Eliana Borges (Referência Técnica Siscan – Web ), Michelle Souza Costa (Coord. Saúde da Mulher, Criança e Rede Cegonha), Deise Aparecida dos Santos (Diretora de Análise de Situação da Saúde) que veio a Juiz de Fora para ministrar o curso.

Na quarta-feira (27/04) aconteceu o Treinamento do Sistema Siscan –Web onde os participantes tiveram informações sobre vários aspectos de utilização do Siscan-Web e paralelamente os prestadores (laboratório) tiveram aula teórica onde abordou os temas: utilização do sistema e conexão dos mesmos aos municípios, seguimentos de pacientes, destravamento de laudos e de como gerar no sistema o Boletim de produção ambulatorial (BPA);

Já na quinta-feira (28/04) os Prestadores tiveram aula prática de utilização do sistema Siscan – Web e também orientação de como utilizar o sistema Unacon;
O encerramento da capacitação aconteceu nesta sexta-feira (29/04) com reunião entre membros do setor de regulação, atenção primária e secundária da SRS/JF para alinhamento de ações com objetivo de maximizar a utilização do SIscan- Web.

Por Adriana Mendes