A Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Enéas concluiu nesta quinta-feira, 28 de abril, a realização da semana de mobilização da população para o combate ao câncer de mama. O Dia D contou com a participação de centenas de mulheres que compareceram à Praça São Sebastião, no centro da cidade, para se submeterem a atendimentos por parte de equipes de saúde do município.

Crédito: Pedro Ricardo

Em tendas mulheres de diversas faixas etárias participaram de café da manhã, espaço de beleza, avaliação nutricional, testes de glicemia, atividades físicas e assistiram palestras sobre alimentação saudável, câncer de mama e violência doméstica. O Dia D foi encerrado com a realização de show musical.

A secretária municipal de saúde, Gerlice Nunes assinalou que “a campanha além de estimular a prevenção, também serviu também para mostrar às mulheres eneapolitanas que antecipar os cuidados contra o câncer, passa necessariamente por uma série de outros cuidados. Nós temos uma equipe preparada para orientar todo o nosso povo. Médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros inúmeros profissionais a disposição da população gratuitamente,” concluiu.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes destaca a importância da iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Capitão Enéas, “levando-se em conta que a mobilização da sociedade para a prevenção contra o câncer de mama deve se constituir numa atividade permanente, aliado ao trabalho de apoio que a SES-MG mantém junto aos municípios”.

Caminhão Mamógrafo

Mensalmente a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) mantém a rota do caminhão mamógrafo em todas as regiões do Estado, visando atender demandas de exames em municípios que não contam com tal serviço.

A mamografia é essencial para diagnosticar o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres atualmente. Para ter acesso ao exame disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as mulheres com idade entre 40 a 49 anos devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta médica. A partir dessa consulta, será avaliada a necessidade de realizar o exame.

Já para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, basta solicitar a requisição de mamografia e agendar o exame pelo SUS. Os munícipios que não têm acesso ao exame, contam com mamógrafos para facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama que aumentam em mais de 90% o sucesso do tratamento.

Por Pedro Ricardo